sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Uma vergonha bojuda.

A 'igreja-caravela' desenhada pelo arquitecto Troufa Real para a paróquia de São Francisco Xavier, no Restelo, em Lisboa, vai ser inaugurada no próximo sábado, apesar da contestação que motivou, adiantou hoje o Patriarcado de Lisboa.
Nuno Fernandes, padre responsável pela comunicação do Patriarcado, disse que a 'igreja-caravela' - que vai substituir os armazéns onde agora funciona a paróquia de São Francisco Xavier - é inaugurada pelas 16 horas.

A primeira pedra desta obra foi lançada há cerca de 15 anos pelo então presidente da Câmara de Lisboa João Soares (PS) e o projecto inicial previa uma igreja em forma de caravela dourada, uma torre de 95 metros com uma sala panorâmica revestida de vidro, a 60 metros de altura, e outros quatro edifícios, «pequenas pirâmides laranja» que vão acolher parte dos serviços paroquiais.

Estas características, principalmente pela volumetria e forma do edifício, mas também pela ostentação do dourado exterior, causaram polémica desde sempre, não só de populares, mas também de arquitectos e deputados lisboetas, que apelavam à revisão do projeto.

As obras tiveram início apenas em Novembro de 2009, depois de um longo processo de licenças que se concretizou apenas em outubro desse mesmo ano.

Com um orçamento de três milhões de euros para esta primeira fase de obra que é inaugurada no sábado, um terço da construção foi financiado por donativos de crentes. Os restantes dois milhões foram conseguidos através de empréstimo bancário.

Depois da polémica, foram as limitações orçamentais da paróquia que levaram a equipa de construção a substituir o contestado dourado da caravela por cor ferrugem.

Outra das características mais polémicas da nova igreja de São Francisco Xavier, a torre de 95 metros, também não avançou, disse à agência Lusa o padre daquela paróquia, António Colimão.

A obra de Troufa Real baseia-se na vida do Apóstolo do Oriente, S. Francisco Xavier, da Índia ao Japão, e na aventura portuguesa dos Descobrimentos.

Lusa/SOL

1 comentário:

Bic Laranja disse...

Se precisardes de revisor para os decalques da brasileira Lusa tendes aqui um V/ criado.
biclaranja(a)sapo.pt
Cu pts.