segunda-feira, 27 de abril de 2009

United Colors of Leonel Moura.


.
Inaugurados os "Jardins Portáteis", de Leonel Moura, junto ao Cais das Colunas.
.


.


.


.


.


.

Parece que a ideia agradou a muitos dos que passam pela mais nobre e imponente praça de Lisboa, em devaneio turístico ou na correria para o emprego. Talvez por isso, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, foi ontem ver como as oliveiras se movimentam pelo Terreiro do Paço. São assim os 45 "jardins portáteis", idealizados por Leonel Moura, que a autarquia adquiriu por 70 mil euros. Mexem-se à força dos pés de quem se senta na estrutura plástica que sustenta a pequena árvore. Talvez também por isso o autarca já pense em deslocá-las, depois das comemorações do 25 de Abril, para a Praça da Figueira, onde darão o colorido de que o local tanto carece. E Costa lançou novo desafio, convidando outros artistas plásticos a apresentarem projectos para a cidade. A praça encheu-se de gente e, não fosse o vento que a fustigava e a poeira das obras que brindava os visitantes, muitos mais por ali tinham ficado. O artista plástico explicou então que o seu "jardim portátil" permite aos cidadãos, pelo seu movimento, participar na vida da cidade. Sobre a árvore escolhida, destacou que dá sombra a quem nela se acolhe e que está fortemente enraizada à cultura portuguesa e à cidade de Lisboa.
.

.
70 mil euros = 14 mil contos. Andam a brincar com quem?
.

.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.
O plástico deve estar muito caro. 70 mil euros?!
.

.


.


.


.


.


.
Leonel Moura, “o artista do regime”, nem sempre tem sido feliz. Lembro as rotundas na Marginal encomendadas pela Câmara Municipal de Cascais. Relvados abaulados que secaram e acabaram por ser substituídos. Desconheço se a intenção era tratar-se da "arte efémera", como efectivamente se tornou.

No âmbito dos festejos das comemorações do 25 de Abril, sem prazo para serem retirados, os 45 “jardins portáteis” adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa por 70 mil euros vão estar frente ao Cais das Colunas. Mesmo ali ao lado, nas arcadas da Praça junto da entrada do Ministério das Finanças, continuam a viver vários sem-abrigo sem qualquer apoio do município que pelos vistos ainda tem 70 mil euros aqui, e ali. Enfim...
.

.
É com isto que nos atiram areia para os olhos? A obra da Praça já não vai estar prontinha a tempo, pois não? Assim, entretêm as pessoas. Gestão António Costa: Praça aberta, sem carros mas com barracas de farturas; praça fechada, com obras; praça com bonecos de 14 mil contos. Bonito. Carote. Um fartote. Fartote vilanote. Vilanagem. Ao dinheiro? Uma aragem lhe deu. Por favor, mais decoro, menos decoração. Menos Leonel Moura, mais Machado de Castro. Se faz favor.

1 comentário:

Maria Lua disse...

Sim... Andam a brincar com quem??????
Triste país este...