domingo, 21 de dezembro de 2008

Confeitaria Nacional.

.
"E chegado o Natal então é que valia mesmo a pena subir ao primeiro andar: Calcule o leitor que ao visitannte logo que chegasse lá acima, deparava-se-lhe uma exposição de doces, de grandes construções de açucar e amêndoa, de espantosos bolos de ovos dentre os quais se destacava uma infinidade de estonteantes e bojudas lampreias, de prodigiosas fantasias enconfeitadas e de tudo quanto mais delicado e original a arte de doces podia então produzir
.
.
(...) E a exposição, diariamente renovada, durava até ao fim das festas, ou seja até ao dia de Reis, dia em que esta confeitaria fazia um negócio de mão cheia. É que ela fora a primeira em que o afamado Bolo Rei se vendeu em Lisboa, bolo sempre ali feito- até hoje - por uma receita que Baltazar Castanheiro Junior trouxera de Paris.". (Luís Pastor de Macedo, Lisboa de Lés a Lés, 1940-41)
.
.
.
.



.
.
.
"Data de 1829 e foi seu fundador Baltazar Rodrigues Castanheiro, mestre confeiteiro. O aspecto actual da confeitaria é posterior a 1865, época em que o seu filho, Rodrigues Castanheiro Júnior, após diversas viagens ao estrangeiro, fez "importantes melhoramentos" no estabelecimento (...) Mantém-se ainda hoje na posse da familia, sendo seu avctual proprietário o Dr. Rui Castaneira Viana, trisneto do fundador". (Maria João Janeiro e Rogério Abreu in Lojas Antigas de Lisboia, 1994).
.

.
Confeitaria Nacional
Confeitaria e Pastelaria
Praça da Figueira, 18-B, Lisboa
Horário : De 2.ª a 6.ª : das8h00 às 20h30
.................Sábados: das 8h00 às 14h00
.
.

1 comentário:

Rafael Santos disse...

Sou um cliente assíduo desta confeitaria. Sempre qu tenho folgas ou rendições na Baixa, vou lá almoçar e recomendo.

Já agora... Bom Natal a todos