quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Feira da Luz: 500 anos.





500 anos da Feira da Luz
A Feira da Luz, em Carnide, Lisboa, é das poucas no País com mais de quinhentos anos de história. De 4 a 26 de Setembro, milhares de pessoas vão encontrar todo o tipo de produtos nas várias bancadas existentes, sem esquecer o cariz religioso da feira.

André Pereira


Este tem sido, aponta Paulo Quaresma, presidente da Junta de Freguesia de Carnide, um dos aspectos mais esquecidos por parte da Câmara Municipal de Lisboa, que organiza a feira.

"No que diz respeito à logística do evento, não há nada a apontar, mas têm-se esquecido da vertente cultural e religiosa da feira", afirmou ao CM o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, que aguarda a conclusão das obras de requalificação do Jardim da Luz para dar uma nova vida à Feira da Luz.

O ponto alto é a procissão em honra da Nossa Senhora da Luz, a realizar no último domingo de Setembro. "A lenda conta que um soldado português foi para a guerra em Ceuta. Durante o conflito, esse soldado terá sido salvo por uma luz, com a imagem de Nossa Senhora. Quando regressou a Portugal, construiu uma ermida onde é hoje o santuário de Nossa Senhora da Luz", contou Paulo Quaresma. Certo é que os relatos históricos dão conta de uma enorme devoção à Nossa Senhora da Luz, atraindo devotos de várias localidades.

Feira da Luz de 4 a 26 de Setembro
Local
Largo da Luz, Carnide
Horário
Dias úteis: 20h00 às 24h00
Sábados e Domingos: 10h30 às 24h00
Cortes de trânsito
Dias úteis: 20h00 às 24h00
Sábados e Domingos: 10h30 às 24h00
Durante todo o mês o trânsito será cortado no arruamento interior do jardim A faixa de corredor bus da Estrada da luz funcionará como corredor pedonal de acesso à feira
Santuário de Nossa
Senhora da Luz
Construído no séc. XVI
Principais devotos
Trabalhadores rurais
Saloios de Mafra e Sintra

(in Correio da Manhã).

Sem comentários: