sábado, 17 de abril de 2010

Panteão Nacional - Igreja de Santa Engrácia


3 comentários:

Miffy disse...

Bela Reportagem!

Já tentei ir lá duas vezes, mas não consegui: os acessos são complicadíssimos, é difícil lá chegar - ao Sábado impossível, por causa da feira da ladra.

Mas, qd. o tempo estiver "no Ponto", vou voltar à carga!!!

Fernando Ribeiro disse...

Já visitei, duas ou três vezes. Gostei imenso. Mas o que me traz aqui é outra coisa:

Se chamam Igreja de Santa Engrácia ao Panteão Nacional, então como é que se chama a igreja que está na Rua dos Barbadinhos, ao lado do Museu da Água? Posso estar muito enganado, mas esta outra é que é a atual Igreja de Santa Engrácia. Lá dentro até estão as relíquias da santa. Ou não é assim?

A antiga Igreja de Santa Engrácia, que o Panteão veio substituir, teria sido votada ao abandono por ter sido profanada, com o roubo de hóstias consagradas ou algo do género. Em consequência disso, teria sido erguida uma nova Igreja de Santa Engrácia na Calçada dos Barbadinhos, para substituir a antiga. Entretanto, no local da antiga teria sido erguido um novo templo, sem relação com o anterior por causa da profanação, que é o Panteão. Este terá demorado muito tempo a ser construído por causa das grandes dimensões e do peso da cúpula central. Haveria o receio de que a estrutura restante do edifício não tivesse robustez suficiente para suportar uma cúpula tão grande e tão pesada. Terá sido assim ou estou a delirar?

Um abraço a partir do Porto.

Fernando Ribeiro disse...

Correção: onde escrevi "Rua dos Barbadinhos" deveria ter escrito "Calçada dos Barbadinhos".