sábado, 26 de julho de 2008

No Beco do Belo, uma casa com pessoas dentro.


Ítalo Domingos dos Santos

No Beco do Belo, entre o Beco das Atafonas e o Beco do Surra, na Freguesia de Santo Estêvão, existe uma casa grande com pessoas dentro. O imóvel, construído em 1872, pertence ao Sócio n. º 1 do Lusitano Clube, Ítalo Domingos dos Santos. Ítalo nasceu em 1927. Nesse ano, o aviador italiano Ítalo Balbo esteve em Lisboa. Nos céus da cidade, mostrou as suas artes de acrobata aéreo. Tal foi a razão pela qual Ítalo foi baptizado com este nome. Ítalo dos Santos, porém, faz questão de se demarcar de quaisquer simpatias por Mussolini. Quando lhe dizem que o seu homónimo foi uma espécie de braço direito do Duce, responde que preferia ser maneta.













O edifício do século XIX é revestido a azulejos. Tem um pequeno jardim lateral sobre uma varanda rematada com balaústres em trompe l'oeil pintados em azulejos. Ítalo ofereceu aí muitas festas aos adeptos do Sport Lisboa e Benfica, clube de que é o sócio número 144.

O Beco do Belo fica paredes-meias com a Capela de Nossa Senhora do Rosário, no início da Rua do Museu de Artilharia. A Ermida esteve muito tempo devoluta. Recentemente, o Patriarcado de Lisboa cedeu-a ao culto da Igreja Ortodoxa Russa.









No fim do Beco do Belo ergue-se uma chaminé que já foi de um ferreiro. Ítalo lembra-se de aí ter visto ferrar cavalos. Hoje, é o Restaurante “O Ferreiro”, à Rua do Jardim do Tabaco.
Com 81 anos de idade, Ítalo Santos não tem descendentes directos. Restam-lhe dois sobrinhos longínquos. Foi Ítalo que nos chamou quando lhe fotografávamos a casa, e foi ele que nos quis contar a sua história. Aqui a publicamos como a ouvimos, porque os problemas de Lisboa também têm rostos e nomes, biografias e percursos. Porque uma cidade é feita de casas com pessoas dentro. Ítalo Domingos dos Santos mora no Beco do Belo. Há tempos, uns alemães de gravata quiseram comprar-lhe o prédio de 1872, que ameaça ruína. Ítalo não vendeu.

Sem comentários: