sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Os lisboetas sabem nadar! Piscina dos Olivais.



Em 1960, foi inaugurada a Piscina Municipal dos Olivais. Todos a conhecíamos por «Piscina Olímpica dos Olivais», a primeira e única em Portugal, durante muitos anos. Projectada pelos arquitectos Aníbal Barros da Fonseca e Eduardo Paiva Lopes, foi uma referência da natação nacional durante muitos anos. Juntamente com as piscinas do Areeiro, de Alberto José Pessoa, e do Campo Grande, do arquitecto Keil do Amaral, a Piscina dos Olivais foi exemplo da arquitectura portuguesa dos anos 60. Infelizmente, estes três exemplos de outros tempos são hoje três exemplos da incompetência e desprezo pelos bens públicos. Metem àgua por todo o lado, menos onde devem. Todas as piscinas se encontram fechadas. Devolvam-nos as nossas piscinas! Os lisboetas sabem nadar, iô!





























Nas bancadas, cidadãos imaginários assistem à esperança liquefeita de uma cidade melhor.








3 comentários:

jtorcato disse...

também tenho 3 fotos da piscina no meu blog. fui ameaça pelos extremosos funcionários da cml, inclusivé a policia foi interrogar-me. Sim sr, o desleixo não deve ser denunciado, mensagem entendida...
http://diariodelx.blogspot.com/2006/04/piscina.html

Ana disse...

vem aí mais um Verão
e quantas piscinas a funcionar têm os lisboetas ?
Lisboa não é a capital de um país europeu, portanto a CML não é suficiente para os seus gastos
cada piscina poderia ser sustentada por um mecenas
porque de outro modo, como se vê, não há hipótese

Lipa disse...

Aprendi a nadar na Piscina dos Olivais. Adorava quando saia das aulas e ia para a natação, mas ficava tão triste quando à porta da piscina me diziam que não ia haver aula porque o balão que cobria a mesma, tinha rebentado.
Pelo que têm andado a dizer por aí, vai reabrir brevemente.
Gostava de lá voltar.