quarta-feira, 15 de abril de 2009

Palácio do Conde de Magalhães: valha-nos a tropa!


.
O Centro de Apoio Social de Lisboa (CASL) do Instituto de Acção Social das Forças Armadas foi criado pela Portaria nº 706 / 2000 de 4 de Setembro e ocupa os edifícios que constituem o prédio militar n.º 59 na Rua de S. José, nºs 22 a 42 em Lisboa.
Os edifícios antes referidos compreendem dois palácios e um jardim classificados como monumento nacional:
O Palácio do Conde de Magalhães, que inclui o jardim, data do século XVIII (pertenceu ao Barão de Orta, nobre espanhol cujo brasão em alvenaria decora a parede interior sobranceira à escadaria principal) foi adquirido pelo Ministério da Guerra em 1948 à Marquesa de Santa Cruz dos Manuelles, filha e herdeira do Conde de Magalhães. O edifício é de 3 pisos e a entrada faz-se pelo nº 24, porta monumental inscrita em arco de volta inteira e conducente através de rampa abobadada ao pátio rectangular em torno do qual se organiza o edifício.
O Palácio da Ordem Soberana de Malta, cuja cruz ainda hoje ornamenta a fachada principal, foi construído no século XIX e foi também utilizado pelo Governo Militar de Lisboa.
Ambos os Palácios foram utilizados pela Cooperativa Militar até 26 OUT.98, data em que foram transferidos para o IASFA fazendo parte do património do Ministério da Defesa Nacional.
Apesar do CAS de Lisboa ter sido criado oficialmente apenas em Setembro de 2000, a sua actividade desenvolve-se desde 6 de Janeiro de 1999.
.

.

.

.
O palácio, no exterior e no interior, está impecavelmente conservado. Valha-nos a tropa!
.
.











.
O brasão do Barão de Orta.
.









.
Menino (anjo?) com cão.
.
.
.
.

.





















































































Rua de São José, nºs 22 a 42.

3 comentários:

Paulo Ferrero disse...

À parte uns quantos alumínios (da praxe) e umas quantas alterações de pormenor, a verdade é que o edifício ficou bonito por dentro. Já podem alugar os salões a festas de aniversário, casamentos e baptizados...

Miffy disse...

Boa Tarde,

Está de facto muito bonito. Será que se pode visitar, ou é de acesso privado?

Obrigada :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.