quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lisboa: anos 40 e 50.

Lisboa de Hoje e de Amanhã parte 1


Lisboa de Hoje e de Amanhã parte 2


Lisboa de Hoje e de Amanhã parte 3


Lisboa de Hoje e de Amanhã parte 4

2 comentários:

Gastão de Brito e Silva disse...

Bons tempos...não sou saudosista ou fascista, mas de facto devemos ao Salazar boa parte da Lisboa moderna, a ele devemos muito mais do que ao Marquês de Pombal, além de reabilitar uma boa parte do património, erigiu muitos novos monumentos... a divida será eterna, embora haja quem não goste de reconhecer estes factos, é urgente homenagear devidamente este Homem cumprindo assim uma lacuna de ingratidão...

Francisco Costa disse...

1º - Há aqui alguém que tem dificuldade em formular a negativa. O “não” da primeira frase está errado, não está em concordância com o resto do comentário. Só um saudosista e fascista poderia escrever: “é urgente homenagear devidamente este Homem cumprindo assim uma lacuna de ingratidão...” depois de ver este filme, que é sem dúvida um interessante documento histórico, mas que não passa objectivamente de um filme de propaganda do Antigo Regime.

2º - Quanto ao erro de apenas reconhecer exclusivamente os méritos de Pombal no desenvolvimento da cidade de Lisboa até poderemos estar de acordo. Mas quem o escreveu o comentário a cima devia ir estudar história, o maior responsável por todas estas obras que aparecem neste filme propagandístico não foi Salazar, mas sim Duarte Pacheco, que durante anos foi não só Presidente da Câmara de Lisboa, bem como Ministro das Obras Públicas. Se há alguém a quem dar mérito por estas obras é ele.

Ainda assim, na cidade de Lisboa entre Pombal e Duarte Pacheco, há que reconhecer antes o mérito a Frederico Ressano Garcia, Urbanista Pioneiro no nosso país e na cidade de Lisboa, responsável entre outros, pelo plano incrível de urbanização das Avenidas Novas.

É preciso não nos deixar levar pela propaganda fascista, para não correr o risco de escrever baboseiras saudosistas e fascistas.

Como contraposição a este filme e para melhor informação, recomendo vivamente o visionamento desta reportagem feita poucos anos depois:
http://www.youtube.com/watch?v=09hlS9kAmT4&sns=fb