domingo, 12 de julho de 2009

Cemitério dos Ingleses.


.
Em 2006, a Rainha Isabel II condecorou, com a Ordem do Império Britânico, Adelina Pires. Adelina Pires tinha na altura 97 anos, 70 dos quais passados a cuidar do Cemitério dos Ingleses, à Estrela. Começou a fazê-lo em 1937, quando casou com o sacristão da igreja anglicana de São Jorge. Após a morte do seu marido, continuou a cuidar das campas e dos túmulos. «Sem receber qualquer salário», assinalou o comunicado da Embaixada inglesa.
.



.
Quando alguém dedica setenta anos de vida a cuidar dos mortos, sem receber qualquer salário, não podemos deixar de nos interrogar. Que graça especial tocou Adelina Pires? Que dom lhe foi concedido para ser assim?
.




.

.
Quantas vezes terá olhado para este dragoeiro? Que terão dito um ao outro?
.

.
Adelina deve ter presenciado o Memorial que aqui teve lugar, em Fevereiro de 1965, para homenagear Winston Churchill. Se cá estava, viu decerto Oliveira Salazar. Não era a primeira vez que cá vinha. Salazar estivera aqui no serviço religioso do Dia da Vitória, em 1945. E também por alturas da morte do Rei Jorge VI, em 1951. E também em 1940, em Agosto, para assistir a um Memorial pelo Duque de Kent, morto num acidente aéreo.
.

.
Em 1962, um incêndio deflagrou na Capela. Adelina Pires deve ter estado presente.
.
.
.

.
As relações eclesiásticas entre Portugal e a Inglaterra são um pouco mais antigas do que Adelina Pires. Datam de 1142.
.




































.
Blessed are the dead which die in the Lord.
.













.
Henry Fielding (1707-1754), um "grande, esfarrapado trovador".
.













.
Quando por aqui passeamos, esquecemo-nos por momentos de que estamos em Lisboa.
.












.
FIRST LORD: What time o' day is't, Apemantus?
.

.
APEMANTUS: Time to be honest.
.

.
FIRST LORD: That time serves still.
.
(William Shakespeare, Timon of Athens).
.

.
Time to be honest. Time to be honest.
.

1 comentário:

Paulo Rydlewski disse...

Boa Tarde
Sou brasileira descendende de Português de Lisboa, faço genealogia das minhas origens portuguêsas procuro o óbito de uma trisavó de nome Carlota Martins Pinto em solteira (Carlota Jesus da Conceição) Carlota foi uma criança da Roda da Misericórdia de Lisboa uma exposta de 1853, tenho notícia que morreu em Lisboa por volta de 1912 ou 1913.
Carlota era governanta da casa dos Condes de paçod'Arcos, era chamada pelas crianças do conde de Mãe Carlota, eles moravam na Rua de São Ciro próximo a esse cemitério, como os Paço d'Arcos tem um lado inglês dos lancaster pode ser que Carlota esteja nesse cemitério.
Preciso de informações
Agradecida Marilia Vasconcellos Giannini Rydlewski