terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Porque é que tudo tem de ser uma luta? Lisboa é uma canseira.





Petição pelo Botânico entregue em São Bento


A Plataforma em Defesa do Jardim Botânico vai entregar hoje na Assembleia da República (AR) uma petição, com mais de quatro mil assinaturas, pela revisão do Plano de Pormenor do Parque Mayer e Jardim Botânico (PPPM).

A petição, lançada em Novembro, é entregue hoje, pelas 11.00, ao presidente da AR por algum dos membros da Plataforma, que reúne mais de dez associações. Entre eles encontram-se Gonçalo Ribeiro Telles, em representação da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, e Paulo Ferrero, do Fórum Cidadania LX.

"Embora o Plano de Pormenor não seja directamente da jurisdição da Assembleia da República, esta tem responsabilidade perante o futuro de um monumento nacional", explica ao DN Paulo Ferrero. O cidadão adianta ainda que a Plataforma espera que, "quando a petição for discutida em plenário", seja elaborada "alguma resolução" que obrigue a autarquia lisboeta a corrigir pormenores.

No documento, os peticionários argumentam que o PPPM é "desajustado, desintegrado e altamente lesivo para a salvaguarda do quarteirão histórico". Entre outros aspectos, reclamam a garantia de criação de uma "verdadeira zona tampão do Jardim Botânico, que permita o adequado desafogo" e a "justificação funcional, técnica e financeira" das alterações que serão levadas a cabo no funcionamento interno do Jardim.

A proposta do PPPM foi aprovada em Junho do ano passado, tendo o período de discussão pública terminado a 23 de Novembro.


(in Diário de Lisboa).

Sem comentários: