.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A roda da clausura, por onde as freiras comunicavam com o exterior.
.
.
Voluntárias da “Associação de Nª. Sra. Consoladora dos Aflitos”
.
.
.
.
.
.
.
Pinturas da igreja - obedecem às referidas regras, são todas baseadas em gravuras únicas aprovadas pela Santa Sé. Do lado direito as telas são atribuídas a António Pereira Ravasco (1665-1712) colocadas em 1703 . Este pintor assinou azulejos com o nome António Pereira, mas foi também pintor de telas como as que estão na igreja de S. Miguel de Alfama. Sabe-se que assinava sempre os seus contratos com o nome completo. Duas na esquerda e a meia-lua em cima da porta de entrada são de André Gonçalves (1692-1762). Pintor de inspiração italiana ( embora nunca tivesse estado em Itália). Foram colocados em 1730.
.
.
.
.
.
.
Convento dos Cardaes
.
.
.
Sacristia
.
Coro-baixo
.
.
..
.
.
Sala Mariana
Sala Mariana
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Sala da Paixão
.
.
.
.
Claustro grande
Claustro grande
.
Oratório
Oratório
.
.
.
.
Refeitório
Refeitório
.
.
.
Escadaria conventual
.
.
Corredor
4 comentários:
Genial.
Magnífica reportagem, o património português ainda pode ter esperança, por haver quem lhe faça uma documentação e divulgação meritória.
Parabéns ao SOS Lisboa pela reportagem e à “Associação de Nª. Sra. Consoladora dos Aflitos” pela manutenção exemplar do "seu" Património. É de louvar a divulgação de um local como este em Lisboa.
Sou voluntária no Convento dos Cardaes e autora deste texto que foi usado nesta reportagem.
Não venho fazer qualquer reclamação sobre isso, mas apenas uma rectificação : Onde refere "Cela de recolhimento e trabalhos das freiras." não está correcto. Sempre foi chamada "Capela de São José" pelo quadro que lá figura.
Boa tarde, sou Mario Chiapetto, itaiano, apaixanado por Lisboa. Os meus parabéns!
Enviar um comentário