.
Turistas escolhem Lisboa por causa do preço.
A crise fez com que o custo se tornasse o principal factor para os estrangeiros decidirem conhecer a capital. Além disso, está a torná-los menos fiéis
Um turista mais atraído pelo preço do que pela imagem de cidade "bonita e histórica" e um turista menos fiel ao destino e cujo regresso à capital é cada vez menos provável. A crise económica parece estar a ditar uma alteração no perfil do visitante de Lisboa, revela o inquérito ao grau de satisfação dos turistas estrangeiros realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa (TL).
O estudo reporta-se aos meses de Abril, Junho, Agosto e Outubro de 2009 e foi realizado com base em inquéritos a mais de 3000 turistas estrangeiros na região de Lisboa e outros 2000 que se ficaram só pela capital. Ao contrário dos anos anteriores, o preço tornou-se o principal factor a ter em consideração na escolha, o que pode querer dizer que, em época de crise e contenção de gastos, a capital se posicionou como uma alternativa mais económica a outros destinos turísticos.
"De 2007 para 2009 o preço passou de pouco revelante para o factor mais importante na tomada de decisão de visitar Lisboa", revela o inquérito. No ano passado, quase metade (46,6 por cento) dos turistas lisboetas escolheram a cidade sobretudo em função do custo, uma percentagem que era apenas de 27 por cento em 2008 e de 16 por cento em 2007. Nos últimos anos, a decisão era sobretudo influenciada pelo conselho de familiares e amigos e pela imagem que os estrangeiros têm de Lisboa.
Em consonância com o peso do preço parece estar a "fidelidade" que os turistas dedicam a Lisboa. Apesar de quase dois terços ainda consideraram provável ou mesmo muito provável o seu regresso à capital, houve uma quebra significativa desta probabilidade no inquérito de 2009 face aos anos anteriores, quando a percentagem de regressos prováveis rondava os 90 por cento. Para o Observatório do Turismo de Lisboa, "a concorrência de outros destinos e a presente crise económica, que poderá levar à redução do número de viagens anuais, podem ser uma explicação para o menor grau de fidelização quer a Lisboa, quer a qualquer outro destino".
Com um orçamento mais limitado, os estrangeiros parecem preferir a novidade à repetição. Uma tendência que pode explicar também o facto de os turistas lisboetas serem, cada vez mais, estreantes.
O inquérito de 2009 mostra que quase 70 por cento dos entrevistados visitou Lisboa pela primeira vez, ao contrário do que se verificou nos anos anteriores, em que a percentagem de repetentes era superior. No ano passado, só pouco mais de um terço dos turistas já tinha estado na capital, enquanto em anos anteriores ultrapassavam 50 e 60 por cento.
Em mudança está também a faixa etária dos turistas. Face a 2008 e 2007, o grupo dos 25 aos 34 anos ganhou peso e representa a maioria dos turistas da capital. A perder terreno está o segmento sénior, que se reduziu para metade entre 2008 e 2009, representando agora só um quarto dos visitantes de Lisboa.
(in «Público»).
Sem comentários:
Enviar um comentário