sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Foi em 1887 em Alcântara

No dia 31 de outubro de 2012, o Porto de Lisboa assinalou o seu 125º aniversário, uma data histórica que representa e reflete o longo caminho percorrido e o trabalho desenvolvido ao longo de mais de um século de existência.


Foi em 1887 que o rei D. Luis I lançou ao rio, em Alcântara, as pedras que simbolizaram a inauguração dos trabalhos de um dos mais notáveis projetos da vida económica portuguesa: aquelas que foram conhecidas como “as grandes obras do Porto de Lisboa”. As obras então iniciadas viriam a revolucionar as condições de atracação de embarcações e permitir a regularização das margens do rio Tejo. Hoje, o Porto de Lisboa assume-se como uma das maiores obras nacionais de âmbito portuário, e um dos maiores portos portugueses, desempenhando um papel estratégico não só no contexto económico, mas também turístico, no que respeita à projeção e ao posicionamento internacional da cidade de Lisboa.

Entretanto, no mesmo dia em que se celebravam os 125 anos do Porto de Lisboa, os estivadores  manifestavam-se desta forma:


As greves, que são da responsabilidade dos sindicatos e dos estivadores do porto de Lisboa, causam elevados prejuízos de muitos milhões de euros. A legitimidade das greves não devia poder sobrepor-se ao interesse maior da sobrevivência de um país. Do esforço de um povo para recuperar a sua autonomia financeira. É este o meu entendimento. Por outro lado,  até onde pode ir a liberdade de expressão!?!




Fotogenias  à parte.  Nunca tão poucos prejudicaram tanto o esforço de todos.

1 comentário:

Ze Povinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.