domingo, 17 de junho de 2012

Que droga de cidade.






Reportagem: Heroína, cocaína e haxixe a cada esquina

Droga livre nas ruas de Lisboa

Drogas estão acessíveis a todos um pouco por toda a capital.
16 Junho 2012
Pedimos lume e arriscamo-nos em pleno dia na turística rua Augusta da Baixa lisboeta. "Não têm aí nada para vender?" Os dois traficantes desconfiam, mas sedentos de negócio rapidamente se mostram disponíveis. Os repórteres CM, como simples consumidores, limitam-se a ouvir: "Temos tudo e até vos damos a provar para verem como é boa." A cocaína estava escondida numa cabina telefónica. Oferecem um grama de cocaína a 45 euros.

Há uns anos, Lisboa tinha quatro hipermercados de droga: o Casal Ventoso, a Curraleira, (nas Olaias), o Camboja (perto do aeroporto) e o bairro Chinês (em Chelas). Hoje, vende-se heroína, cocaína e haxixe em qualquer esquina - da Baixa à Alta de Lisboa, de Alcântara às Olaias.

No Bairro Alto, à segunda tentativa encontramos a pessoa certa. "Já não há branca", avisa o vendedor. O negócio é adiado para a manhã seguinte. Numa rua do Lumiar, por 45 euros, compramos um grama.

No Intendente, a dois passos do gabinete do presidente da câmara, é um toxicodependente que usamos como guia. "Onde é que podemos comprar heroína?" E ele grita: "Ó Rui, há aqui malta para ti." Encostado a um café, a 15 metros, de boné na cabeça, Rui vem até nós. O grama é a 40 euros mas faz a 35. O perigo espreita nos produtos de corte - comprimidos esmagados, vidro moído e até produtos de veterinária.

"TRÁFICO DE HAXIXE MAIS ACESSÍVEL"

"Nota-se uma alteração no que diz respeito ao tráfico de haxixe. A prática tornou-se mais acessível, banalizou-se", afirma ao CM o subintendente Resende da Silva, comandante da Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa. "O traficante comum costumava ser aquele que também vendia drogas duras, estava inserido no meio. Hoje em dia, qualquer grupo de jovens se po-de juntar e comprar droga a Marrocos", explica o responsável. Quanto às zonas mais sensíveis da capital, evidencia "a zona do Intendente, bairros que circundam a avenida de Ceuta e a Alta do Lumiar, onde são feitas mais detenções e apreensões."

"ATINGE 85% DE PUREZA"

Correio da Manhã - Qual a droga mais analisada?

Carlos Farinha (Dir. Laboratório Polícia Científica) - Canábis. Há uns anos chegámos a analisar canábis misturada com vidro moído, que era adicionado para dar peso.

- Qual o nível de pureza nas drogas duras analisadas?

- Nas análises deste ano, o nível máximo na heroína rondou os 60% de pureza, a cocaína atingiu os 85%. Estamos a falar de produto que é apreendido no segmento das importações, próximo da origem.

- Que produtos de corte mais encontram?

- Na heroína, cafeína e paracetamol, parecidos em coloração e granulação. Na cocaína, levamisole, que é um produto veterinário, procaína e fenacetina.

Correio da Manhã

Sem comentários: