quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A próxima batalha: NÃO ao silo da Ribeira das Naus.







Reabilitação da Ribeira das Naus inclui construção de silo automóvel de três pisos

Neste espaço vai nascer um silo automóvel de três pisos
Por Ana Henriques in Público

Câmara de Lisboa diz que fica muito caro fazer o estacionamento enterrado que havia anunciado. E precisa de arranjar pelo menos 90 lugares de estacionamento para a Marinha


Destinado a aproximar Lisboa do Tejo, o projecto de requalificação da Ribeira das Naus passou a incluir a construção de um silo automóvel na zona central da frente ribeirinha.
A novidade foi divulgada ontem, na cerimónia de assinatura do auto de consignação das obras, que começam agora e se prolongarão pelo menos até ao fim do ano, numa primeira fase dos trabalhos. Se tudo correr bem, daqui a um ano vai ser possível passear à beira-rio entre o Terreiro do Paço e o Cais do Sodré.
A ideia é fazer avançar a margem para dentro do Tejo com plataformas de relva e de pedra. Também está prevista a criação de um lago no recinto da Marinha, que passará a estar aberto ao público, com os edifícios militares protegidos por um gradeamento amovível. Serão ainda postos à vista vestígios do antigo Arsenal da Ribeira das Naus.
"As duas fases do projecto representam um investimento de 10 milhões de euros, 6,5 milhões provenientes do Quadro Comunitário de Apoio e o restante de capital próprio da câmara", refere uma nota de imprensa da autarquia. Os responsáveis camarários invocam razões financeiras para terem substituído o inicialmente projectado estacionamento enterrado por um silo de três andares, entre o edifício da Marinha e a Rua do Arsenal. A zona é neste momento ocupada por um estacionamento térreo arborizado, por baixo do qual existem vestígios de um faustoso edifício do séc. XVI, o Palácio Corte Real - que deverão agora ser integrados no silo.
"O estacionamento enterrado [que estava previsto para um espaço fronteiro, junto ao Tejo] custaria dez milhões, e teria maiores custos de manutenção, enquanto o silo custa 4,5", explicou o vereador Manuel Salgado. O autarca refere-se ao silo como "uma hipótese", mas um dos arquitectos encarregues do projecto da Ribeira das Naus, João Gomes da Silva, mencionou-o durante a cerimónia como um facto assente. "Terá três andares de altura e capacidade para 300 automóveis", explicou Gomes da Silva aos jornalistas.
Já no Verão passado o presidente da câmara, António Costa, tinha admitido esta alteração: "É necessário concluir o parque urbano da Ribeira das Naus e para isso é preciso o estacionamento. Graças às condições financeiras vamos ter de ser poupados para fazer um parque à superfície e não enterrado". Ontem, o autarca não regateou elogios à Marinha, proprietária do espaço à beira-rio que vai abrir ao público. Segundo o porta-voz da Marinha, Santos Fernandes, no recinto que vai ser cedido havia espaço para 163 viaturas, parte das quais passará a ficar no novo silo. O protocolo para a requalificação da Ribeira das Naus, firmado entre a autarquia e os militares em 2010, estabelece "a cedência à Marinha, para sua utilização exclusiva, do parque de estacionamento do Largo do Corpo Santo", num total de pelo menos 90 lugares. Apesar de o silo anunciado ontem não ser o parque previsto no protocolo, o Estado-Maior da Armada garante que o acordo não foi nem vai ser revisto. A câmara não forneceu esclarecimentos sobre a matéria.

4 comentários:

José Maria Pacheco disse...

Um grupo de moradores do Cais do Sodré já te
m um petição pública on line para travar a construção deste silo. Perca 5 minutos a subscrever e divulgar esta petição. Lisboa agradece.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19416

volta ao mundo disse...

Ainda o projecto do silo não saiu da prancheta e já há especialistas a encontrar defeitos. Que tal aguardar um pouco e conhecer melhor o assunto?

ststsx disse...

Volta, se o que está planeado é, como anunciado, um silo de 3 andares, cá por mim, não interessa mt se tem tecto de tijolo, se tem paredes brancas ou rosas, ou outras caracteristicas de projecto. é o conceito em si que desagrada, que está fora de contexto e contra a finalidade deste espaço.

volta ao mundo disse...

o que o ststsx ainda não sabe é que o silo não é... visível, uma "surpresa" inteligente e compatível com os anseios dos reclamantes! Muito em breve conhecerão os detalhes, neste teatro.