terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Portugal connosco.







Os CTT desafiaram os seus cerca de seis mil carteiros a fotografarem durante um mês, na primavera deste ano, o que viam na sua rotina de distribuição de correio pelo país fora, e chamaram ao projecto 'Portugal Connosco'.
Forneceram a cada um uma máquina descartável e, do retorno de cerca de três mil, saiu um universo de 80 mil imagens, das quais uma equipa de curadores seleccionou cerca de 200 que foram reproduzidas num livro, já disponível nas livrarias nacionais, e deram origem a uma exposição, patente a partir de 16 de Dezembro no edifício dos CTT da rua de São José, em Lisboa.

A ideia tinha «um primeiro objectivo de comunicação interna e motivação de equipas e um segundo de carácter documental», indicam os CTT em comunicado enviado à Lusa.

«Desde o início se achou que era possível fazer um retrato do que é o país hoje a partir das imagens capturadas pela única classe profissional que todos os dias [úteis] percorre todas as estradas e ruas portuguesas», lê-se no documento.

«Não sabemos – prosseguem os CTT – se alguma vez uma recolha deste tipo e com esta dimensão foi feita em Portugal, mas não duvidamos de que a colecção resultante deste projecto pode ajudar a entender – nem que seja numa perspectiva sociológica – quem somos hoje».

O resultado «não defrauda as expectativas e mostra tanto as novas paisagens urbanas como o país de alcatrão e, sobretudo, o país isolado que resiste, quase 30 anos depois da adesão à CEE», sendo «o carteiro, de resto, em ambientes urbanos e rurais, frequentemente o único contacto de muitos idosos com o mundo», sublinham.

A exposição do projecto 'Portugal Connosco' estará patente em Lisboa até 8 de Janeiro de 2012 e no resto do país, de forma itinerante, ao longo do próximo ano.

Lusa/SOL

Sem comentários: