domingo, 18 de setembro de 2011

«Condições infames».







Oitenta crianças de Lisboa vão ter aulas num contentor


Alunos vão ter aulas num quartel de bombeiros. Autarquia reconhece que as escolas da Graça, freguesia onde os alunos em causa estudam, têm “condições infames”.


O ano lectivo vai começar mais tarde para 80 crianças da Escola Marqueses de Távora, no bairro da Graça, em Lisboa. Só esta semana é que os pais foram avisados, por carta, que a Câmara não conseguiu encontrar alternativas e que a escola vai ficar instalada em contentores, num quartel de bombeiros.


Autarquia justifica solução encontrada
A autarquia pede desculpa aos pais e explica que não há dinheiro para manter a solução anterior, que passava por pagar uma renda a uma escola privada. Manuel Brito, vereador da Educação, explica que "só em final de Agosto é que tivemos a contra-proposta da Voz do Operário relativamente à continuação dos alunos na escola". "Essa proposta não podia ser aceite pela Câmara, do ponto de vista orçamental e do ponto de vista organizacional”, refere Manuel Brito.


Pais indignados. Local "não tem condições nenhumas", garantem
Cátia Teixeira, mãe de um dos alunos da Escola Marqueses de Távora, diz estar perante “uma autêntica fantochada” e garante que o local “não tem condições”.


Associação de Pais cansada. "Isto não muda, tem só piorado"
Graciete Magalhães, da associação de pais, tem opinião idêntica e diz-se cansada de lutar por uma escola com condições dignas para os seus filhos. “Isto não muda, tem só piorado, piorado, piorado”, desabafa.

“Não me admira que passado nem um mês haja um acidente gravíssimo aqui dentro e que sejamos corridos para outro buraco qualquer”, acrescenta Graciete Magalhães.


Vereador da Educação reconhece "condições infâmes" das escolas da Graça
O vereador da Educação reconhece que existem problemas com as escolas do bairro da Graça. “Só nesta zona vamos encerrar cinco escolas, porque as condições são absolutamente infames”, diz Manuel Brito.


Joana Bénard da Costa



(in Rádio Renascença).

2 comentários:

Rita disse...

A Direcção da Voz do Operário emitiu este comunicado /esclarecimento:
http://www.vozoperario.pt/a-voz-do-operario/96-direccao/551-comunicado-da-direccao.html

Rita disse...

No entanto sai no "jornal" metro de ontem (20/09) que os pais estão muito contentes por a escola funcionar em contentores!!!