quarta-feira, 13 de julho de 2011

SIPA.



«O Estado português, as regiões autónomas e as autarquias locais têm competências específicas e inalienáveis no domínio da protecção e da valorização do património cultural. Todavia, a preservação desse legado é também responsabilidade de todos os cidadãos e organizações, sejam eles seus detentores, gestores, investigadores, utilizadores ou meros fruidores.

No contexto do processo, em curso, de renovação do Sítio de Internet http://www.monumentos.pt/, foi agora disponibilizada uma nova funcionalidade que permite a qualquer indivíduo ou organização, onde quer que se encontre, contribuir directamente para a criação e actualização, no SIPA - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico, de conteúdos sobre património arquitectónico, urbanístico e paisagístico português ou de raiz portuguesa, classificado e não classificado.



Concretamente, o utilizador que se registe em http://www.monumentos.pt/ terá, doravante, a possibilidade de, de acordo com os termos e condições de colaboração aí estipulados:




. elaborar e submeter propostas de novos registos ou de actualização de registos de Inventário patrimonial, incluindo dados textuais e imagens;





. publicar comentários pessoais sobre o património inventariado;





. votar nesse mesmo património.




O IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., entidade à qual incumbe a gestão do SIPA, responsabilizar-se-á, por seu turno, pela validação técnica e científica dos conteúdos submetidos pelos utilizadores, por garantir a atribuição e a explicitação da autoria desses mesmos conteúdos e pela sua divulgação à escala global.




Convicta de que esta nova funcionalidade contribuirá para a viabilização do trabalho colaborativo entre os diversos interessados, a equipa SIPA convida-o(a) a aderir a esta rede de cooperação e a partilhar com uma extensa comunidade de utilizadores nova informação e documentação sobre património arquitectónico, urbanístico e paisagístico português ou de matriz portuguesa de interesse nacional, regional ou local.»

Sem comentários: