segunda-feira, 6 de junho de 2011

Miguel Bombarda, a ameaça continua!



Exmos Senhores


Na sequência do nosso comunicado acerca da aprovação e publicação da Resolução da Assembleia da República, recomendando ao Governo para que o acervo patrimonial e documental do extinto Hospital Miguel Bombarda seja preservado e valorizado, incluindo o Balneário D. Maria II, o Pavilhão de Segurança e a sua envolvente, além de especificar que os vários elementos artísticos, documentais, clínico e mobiliário devem permanecer no local, integrados no Museu (ver n/comunicado em http://cidadanialx.blogspot.com/2011/05/ar-aprova-recomendacao-sobre-hospital.html), somos a comunicar que neste preciso momento se verifica o NÃO CUMPRIMENTO desta Resolução.

Também o Apelo de grandes personalidades como Paula Rego, António Damásio, Raquel Henriques da Silva, Simonetta Luz Afonso, etc, solicitava às Ministras da Cultura e da Saúde o alargamento do Museu de Sítio do Hospital, para o edifício do antigo Convento, integrando no seu acervo o valioso Arquivo Histórico.

Com efeito, neste preciso momento, não se sabe se por ordens da Administração do Hospital Miguel Bombarda ou da empresa Estamo, proprietária, por via da Parpública, do Hospital Miguel Bombarda, está a ser transferido para o Hospital Júlio de Matos todo o acervo histórico e clínico do Mibuel Bombarda (sem haver sequer a prova de que o mesmo tenha sido totalmente inventariado), o que contraria claramente a Recomendação aprovada pela Assembleia da República.

Damos conhecimento deste facto à Assembleia da República, ao Ministério da Cultura, ao Arquivo da Torre do Tombo, e à Câmara Municipal de Lisboa.

Melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Júlio Amorim e Carlos Moura


Sem comentários: