terça-feira, 21 de junho de 2011

Almirante Reis: a publi-cidade.

























Exmo. Sr. Presidente da CML
Dr. António Costa


Com a mudança de V. Excelência para o Largo do Intendente, esperaríamos ver também uma fiscalização dos dispositivos de publicidade caótica que nos últimos anos têm vindo a contribuir para a desqualificação do eixo Av. Almirante Reis/Rua da Palma.

Infelizmente, verificamos que nada ainda mudou, antes pelo contrário.

Logo no quarteirão onde se instalou o novo gabinete de V. Excelência podemos observar vários dispositivos de publicidade em diferentes graus de degradação, ilegalidade e até perigo:

Na Av. Almirante Reis, 2 / Lg. do Intendente - imóvel classificado de Interesse público, Prémio Valmor 1908, e paredes meias com o novo gabinete da presidência da CML - vemos uma autêntica parafernália de dispositivos de publicidade, desde estruturas abandonadas e em aparente risco de colapso, telas cobrindo guardas de varandas Arte Nova e até colchões em exposição permanente (já lá vão vários anos!) nas belas varandas deste imóvel!

Do outro lado da avenida, em zona de protecção do Chafariz do Intendente (1823) - classsificado Monumento Nacional - vemos telas de cores garridas publicitando uma escola de condução.

No nº 58 da Av. Almirante Reis vemos uma já "famosa" tela de publicidade «Look Obama» cobrindo, desde a visita ao nosso país do Presidente Obama, a totalidade das guardas em ferro forjado das varandas deste prédio do séc. XIX.

O antigo teatro Laura Alves, na Rua da Palma, 251 - 263, (imóvel na Carta Municipal do Património) apresenta a sua fachada desfigurada com telas ilegais de publicidade a um estabelecimento de dormidas bastante duvidoso...!

Ficamos apenas por estes exemplos de uma lista longa de atropelos ao Ambiente Urbano e aos regulamentos municipais.

Por último, gostariamos de alertar V. Excelência para o facto de muitos destes maus exemplos já terem sido, por diversas vezes, denunciados por cidadãos junto da CML. Lamentamos que apesar da indignação, interesse e colaboração dos munícipes, os serviços da CML responsáveis por esta área não fossem ainda capazes de dar resposta ao problema.

A requalificação de toda a zona urbana do Intendente também tem de passar pelo controlo, fiscalização e, claro, pela promoção de boas práticas de publicidade.

Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Fernando Jorge e Bernardo Ferreira de Carvalho




--
http://cidadanialx.blogspot.com

Sem comentários: