sábado, 8 de janeiro de 2011

Um «parque temático»?

António Costa continua a esquecer que o essencial em Lisboa é atrair o maior número de habitantes possível. Ninguém quer visitar uma cidade que parece o museu ao ar livre do «neo-realismo».





António Costa quer centro de congressos e parque temático
Por Inês Boaventura

A captação de turistas brasileiros e a promoção internacional de Sintra, Capital do Romantismo, são apostas para os próximos quatro anos

O presidente da câmara lançou "um convite à iniciativa privada" para que construa um parque temático e um centro de congressos em Lisboa, garantindo que a autarquia está disponível para ceder terrenos para ambos. António Costa defende que estes são "dois tipos de equipamentos de que a cidade necessita para aumentar o seu potencial de atracção turística", mas lembra que a concretização destes investimentos não é de competência municipal.

O autarca, e também presidente da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), falava na apresentação do Plano Estratégico para o Turismo de Lisboa, que se realizou ontem no Centro Cultural de Belém. "Crescer em quantidade e valor", "qualificar a experiência do visitante" e "aumentar a notoriedade do destino" são os objectivos estratégicos fixados no documento, para o horizonte temporal entre 2011 e 2014.

Nesse sentido, uma das novidades anunciadas é a aposta no Brasil como um novo mercado estratégico, a par de Espanha, que até agora era o único país com essa classificação. "Somos o destino mundial com o maior número de ligações aéreas ao Brasil, mas cerca de 300 mil turistas escalam em Lisboa sem parar", afirmou António Costa, justificando assim o potencial daquele mercado.

Já o director-geral da ATL, Vítor Costa, lembrou que em 2010 o número de turistas brasileiros em Lisboa "teve um crescimento de cerca de 50 por cento" em relação ao ano anterior. Para que esse aumento seja sustentado, acrescentou, há que contornar o "défice de informação" e a "percepção" entre os brasileiros que viajam para a Europa de que a capital portuguesa é "uma cidade provinciana, não glamorosa".

Outra aposta para o quadriénio que agora arranca é a captação de novos segmentos, nomeadamente o dos turistas entre os 56 e os 65 anos, e mesmo o dos com mais idade. O Turismo de Lisboa também quer captar mais pessoas que viajem em família, objectivo no qual se enquadra a construção de um parque temático de que o autarca falou, sem no entanto ter adiantado qualquer localização possível para este equipamento. Até agora são os turistas com idades entre os 26 e os 55 anos, que viajam com o seus companheiros ou amigos, que mais contribuem para gerar dormidas na região de Lisboa.

Sintra, marca internacional

Nova neste plano estratégico é também a inclusão de uma quarta marca a promover internacionalmente: a Lisboa, Estoril (Um lugar. Mil Sensações) e Fátima (O Altar do Mundo) junta-se agora Sintra, Capital do Romantismo. Subjacente a esta decisão está a ideia de que a vila deve ser reconhecida como marca internacional, pelas características únicas que lhe estão associadas.

O documento elenca ainda dez programas específicos, pensados para "potenciar a notoriedade e a complementaridade da oferta turística da região, onde cada turista pode desfrutar de uma experiência à medida das suas expectativas". Vários desses programas, como sublinhou o presidente da Câmara de Lisboa, espelham um "esforço de focalização no conjunto da frente ribeirinha" da cidade. A esse propósito António Costa adiantou que a partir de Março já será possível fazer uma refeição no primeiro espaço concessionado nas arcadas do Terreiro do Paço.

(in Público).

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