segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lisboa e seus pregões.

Pregões da Lisboa AntigaDo café expresso / Zecatelhado retirei o texto que transcrevo, acrescentando-lhe alguns pequenos apontamentos da minha memória, se ela me ajudar. Dou assim continuidade aos temas que cantam Lisboa, cidade das sete colinas, tão velhinha onde os vestígios da idade se vão perdendo em nome do progresso, mas que não deixa de ser hoje e sempre LISBOA....Ia ontem Rua do Arco do Carvalhão acima, quando deparei com uma figura que não me era desconhecida de todo. Embora já muito marcada pela idade, reconheci logo aquela senhora que ainda jovem passava na minha rua com um enorme saco de serapilheira à cabeça apregoando " PALHA BARATA"!
Era a Lisboa de há quase cinquenta anos atrás. Pelas ruas ouviam-se os célebres pregões da época que enchiam o ar ( ainda não poluído ) de sons cantados pelos pregoeiros:
" Ferro Velho!"... "Olha a Fava Rica!"... "Bolinhas de Berlim!"..." Olha a baunilha!"... " Quem tem trapos e garrafas para vender?!"... " Olha língua da Sogra!"..."Há carapau e sardinha linda!"... “Vivinha da costa!”... “Venha ver freguesa!”... "Quem me acaba o resto!"... "Queijo saloio"..."Olha o funileiro" etc...
Os típicos carros do vendedor de castanhas... “Quem quer quentes e boas”, e do vendedor de gelados ( que ainda hoje existem alguns) “Olh'ó gelado, há o rajá fresquinho”.
Mas haviam alguns pregões que eram autênticas maravilhas, senão reparem:
"...Ó meninas desta rua
venham todas à janela
venham cá ver o Germano
e comprar uma cautela
É o 28 mil novecentos e vinte e três
amanhã é que anda a roda!"
Era o "tio Germano" cauteleiro, que subia e descia a Morais Soares todo o santo dia.
Ou ainda:
" Há figuinhos de capa rôta
quem quer figos
quem quer almoçar!"
Recordo também alguns "sinais" que avisavam da presença do vendedor:
O "amolador"- geralmente um galego com uma geringonça feita em madeira com uma enorme roda que servia simultâneamente de peça de balanço para a maquineta e de roda de transporte da mesma, guarda-chuva às costas e boina. Ainda hoje, embora muito raramente, se encontram.
O "petrolino" - Era uma carroça em metal puxada por um cavalo, uma mula ou um macho, que vendia uma certa gama de produtos tais como: Petróleo para os fogões, álcool etílico, piassabas, vassouras, penicos, sabão, palha de aço, etc...
“Olh’ó Popular”, “Diário de Noticias” cantavam os ardinas, percorrendo as ruas de lisboa, entrelaçando o jornal num nó e com mão certeira lá o iam enviando para a varanda do destino. Raramente falhavam.
“É regar e pôr ao luar!”... da boca da vendedeira de manjericos. “ Fava rica!”... “Anda amanhã a roda!”... do cauteleiro, “É de Sintra e é de Sintra, moranguinhos!”... “ Água de Caneças!... Sei lá, tantos que muitos deles já nem me lembro.
Era uma outra Lisboa, muito diferente desta de hoje, que, confesso, às vezes recordo com uma pontinha de nostalgia, talvez mais popular e dos pregões se faziam pequenos versos e lindos poemas. Aqui deixo um poema da autoria de Euclides Cavaco
“PREGÕES DE LISBOA”
Mal rompeu a madrugada,
Já Lisboa era acordada,
Com seus pregões matinais,
Pela varina peixeira ,
Lá p'rós lados da Ribeira,
Ou o ardina dos jornais.
A Rita da fava rica,
Que vem do bairro da Bica,
Traz pregões à sua moda.
E o homem das cautelas,
Diz p’las ruas e vielas,
Amanhã, é que anda a roda…
Apregoa-se a castanha,
Desde o Rossio ao Saldanha,
Os pregões são sempre assim,
Flores na Praça da Figueira
E diz cada vendedeira
Ó freguês!.. compre-me a mim!…
E de canastra à cabeça,
Quase até que anoiteça,
Há em mil bocas pregões.
Mas não se vê já passar,
A figura popular,
Da Rosinha dos limões!…

(in http://porentremontesevales.blogspot.com)

Sem comentários: