Estacionamento: Novas coimas aplicadas em todo o país
Desbloquear carro custa 60 €
Muitos condutores portugueses foram ontem apanhados de surpresa com as novas taxas de desbloqueamento e de reboque dos veículos mal estacionados. Em alguns casos, o valor das taxas cobradas duplicou.
João C. Rodrigues
De acordo com a portaria 1334-F/2010 – publicada em Diário da República no último dia do ano passado com entrada em vigor no primeiro dia do mês seguinte, ou seja, 1 de Janeiro –, cada veículo ligeiro bloqueado por estar mal estacionado ou por falta de pagamento passa a custar 60 euros, quando até agora o valor era de 30 euros. O desbloqueamento de ciclomotores e motociclos passa de 15 para 30 euros e o de veículos pesados de 60 para 120 euros.
No caso dos veículos rebocados, as coimas passam a ser ainda maiores. Os ligeiros, dentro das cidades, passam de 50 para 75 euros – o valor sobe para 90 euros caso o reboque ocorra fora de uma localidade –, e nos pesados, o preço do reboque dos veículos passa, dentro das localidades, de 100 para 150 euros, e fora das localidades de 120 para 180 euros.
Pelo depósito de cada veículo, o proprietário passa a pagar 15 euros (ligeiros) ou 30 euros (pesados) por dia. Os ciclomotores pagam 7,5 euros.
O Governo justifica os aumentos com o facto de os preços nunca terem sido alterados em 2001. As taxas passam a ser actualizadas todos os anos, segundo a inflação anual.
LISBOA PODE RENDER DOIS MILHÕES EM MULTAS
De acordo com cálculos feitos pelo CM, tendo como exemplo a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) e os dados constantes no relatório e contas de 2009, o bloqueio e o reboque de carros mal estacionados poderão render mais de dois milhões de euros este ano com a aplicação das novas taxas.
Ou seja, se a empresa repetir a remoção de 27 218 bloqueadores e o reboque de 5281 automóveis (dados de 2009), os condutores terão de pagar 2 029 155 euros para poder reaver os seus veículos. Acrescente-se o valor de 15 euros por cada ligeiro removido para um parque.
Recorde-se, no entanto, que a EMEL não tem o exclusivo na fiscalização do estacionamento na cidade de Lisboa. A Polícia Municipal e a Divisão de Trânsito da PSP também fazem o mesmo serviço, muitas vezes nas mesmas zonas, pelo que a actividade gera ainda mais dinheiro. Aliás, um dos objectivos da Câmara de Lisboa – e também do Porto – para 2011 é assumir na íntegra a fiscalização do trânsito e do estacionamento, através das suas polícias municipais.
(in Correio da Manhã).
No caso dos veículos rebocados, as coimas passam a ser ainda maiores. Os ligeiros, dentro das cidades, passam de 50 para 75 euros – o valor sobe para 90 euros caso o reboque ocorra fora de uma localidade –, e nos pesados, o preço do reboque dos veículos passa, dentro das localidades, de 100 para 150 euros, e fora das localidades de 120 para 180 euros.
Pelo depósito de cada veículo, o proprietário passa a pagar 15 euros (ligeiros) ou 30 euros (pesados) por dia. Os ciclomotores pagam 7,5 euros.
O Governo justifica os aumentos com o facto de os preços nunca terem sido alterados em 2001. As taxas passam a ser actualizadas todos os anos, segundo a inflação anual.
LISBOA PODE RENDER DOIS MILHÕES EM MULTAS
De acordo com cálculos feitos pelo CM, tendo como exemplo a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) e os dados constantes no relatório e contas de 2009, o bloqueio e o reboque de carros mal estacionados poderão render mais de dois milhões de euros este ano com a aplicação das novas taxas.
Ou seja, se a empresa repetir a remoção de 27 218 bloqueadores e o reboque de 5281 automóveis (dados de 2009), os condutores terão de pagar 2 029 155 euros para poder reaver os seus veículos. Acrescente-se o valor de 15 euros por cada ligeiro removido para um parque.
Recorde-se, no entanto, que a EMEL não tem o exclusivo na fiscalização do estacionamento na cidade de Lisboa. A Polícia Municipal e a Divisão de Trânsito da PSP também fazem o mesmo serviço, muitas vezes nas mesmas zonas, pelo que a actividade gera ainda mais dinheiro. Aliás, um dos objectivos da Câmara de Lisboa – e também do Porto – para 2011 é assumir na íntegra a fiscalização do trânsito e do estacionamento, através das suas polícias municipais.
(in Correio da Manhã).
Sem comentários:
Enviar um comentário