Bairro da Boavista degradado e isolado
Um dos bairros sociais mais antigos de Lisboa – o bairro da Boavista, situado na freguesia de Benfica – está em avançado estado de degradação e isolamento. Os moradores apontam o dedo à "falta de interesse" da Câmara de Lisboa e da Junta de Freguesia, embora reconheçam que ambas estão muito mais atentas para os problemas.
Por: Ana Carvalho Vacas com Lusa
No topo das preocupações está o estado das habitações, situação denunciada pelos azulejos partidos, pelas infiltrações de água e pela existência de fendas nos edifícios. Um problema agravado muitas vezes pela falta de responsabilidade e cuidado dos moradores. "A Câmara Municipal está a dar casas a pessoas que as degradam, pondo de parte as famílias de raiz deste bairro", acusa o morador Joaquim Pinto, de 24 anos, denunciando que há muitas casas vazias.
A falta de iluminação é outro problema. No bairro da Boavista há 15 candeeiros apagados. Joaquim Pinto garante que já comunicou a situação à autarquia e que esta lhe disse já ter resolvido o problema. A verdade é que os candeeiros continuam apagados, o que, para os moradores, traduz a falta de atenção da autarquia perante os problemas da Boavista.
A falta de luz potencia outro problema: a insegurança. E para a combater falta policiamento. "Durante a noite, há apenas dois polícias nas ruas", explica o morador, responsável pelo blogue do bairro da Boavista, que em muito contribuiu para chamar a atenção da Câmara e da Junta de Freguesia .
Faltam também transportes, o que impede as pessoas de saírem do bairro. "Os idosos não têm meios para se deslocarem e levantarem as reformas", denuncia.
Além de quererem melhorar a qualidade de vida, os moradores esperam ver reconhecida a importância histórica de um dos primeiros palcos das políticas habitacionais do Estado Novo e dos processos de realojamento das últimas décadas.
(in Correio da Manhã).
2 comentários:
Hummm....muito destes escombros não será amianto?
Caro Julio,
Sim, dizem para ai que é amianto... e por causa desse quimico a Camara faz questão nao demolir (quando saiu a reportagem, ainda havia o telhado onde esta essas duas senhoras), hoje já não existe.
Ao longo dos tempos, este estapço está a ser para muita coisa, vazadouro, casa de banho e criação de animais (ratas, moquitos e outros).
Enviar um comentário