Teatro Ibérico pode fechar por falta de verbas para obras
O Teatro Ibérico, instalado na antiga Igreja do Convento de São Francisco de Xabregas, em Lisboa, corre o risco de fechar por não ter dinheiro para fazer as obras exigidas pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC).
O co-director do teatro, Marco Mas- carenhas, explicou que luta há dois anos para manter o espaço em funcionamento. "Apesar de ter sido muito condescendente connosco durante todo este processo, a IGAC deixou claro, em diversas vistorias, que o espaço do teatro precisa de obras de beneficiação e remodelação, ou não pode continuar a funcionar", explicou o responsável, citado pela agência Lusa. Para que o teatro continue de portas abertas é preciso que as obras comecem até 31 de Dezembro de 2010.
O responsável garantiu que "há dois anos que não pára de procurar apoios", e mostrou-se desapontado com a falta de resultados: "Até agora não conseguimos mais do que a ajuda do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que vai remodelar parte do edifício e portanto permitir-nos reduzir o orçamento global das obras de reestruturação do edifício". Por fazer, acrescentou, ficam as obras de beneficiação da sala de espectáculos, onde é preciso substituir o pavimento; a remodelação da instalação eléctrica, das instalações sanitárias, dos camarins, do palco, da plateia e do bar. Isto equivale, pelas contas do co-director, a 179 mil euros.
A direcção do teatro apresentou o projecto de recuperação do espaço nas duas últimas edições do Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa, mas não conseguiu ficar entre os mais votados. O director municipal de Cultura, Francisco Motta Veiga, confirmou que a direcção do teatro endossou vários pedidos de apoio à autarquia, mas explicou que "ainda não foi possível à câmara ter disponibilidade financeira para o apoio pretendido".
O responsável lembrou que "o Teatro Ibérico é uma entidade privada" e acrescentou que "o investimento em causa é muito avultado" e que "é difícil, neste contexto económico, a Câmara Municipal de Lisboa assumir sozinha a totalidade do apoio", sustentando que "a solução poderá antes vir de um conjunto de entidades e de um conjunto de esforços". O Teatro Ibérico foi fundado há 30 anos. Participou em dezenas de festivais nacionais e internacionais, de onde trouxe inúmeros prémios. Pelo seu palco passaram figuras de destaque do teatro nacional e internacional.
(in Público).
Sem comentários:
Enviar um comentário