Jogo de tabuleiro revela mil anos de história do castelo
Exemplares já foram vendidos nos Estados Unidos e Coreia do Sul
Luís Garcia
Vestir a pele de D. Afonso Henriques ou de Vasco da Gama e percorrer os locais que marcaram os primórdios da cidade de Lisboa são alguns dos desafios do "Troféu de São Jorge", um jogo de tabuleiro dedicado ao castelo mais emblemático da capital.
Integrado nas comemorações do centenário da classificação do Castelo de S. Jorge como Monumento Nacional, o jogo reflecte os mais de mil anos de história da fortaleza e foi criado pela firma portuguesa Mesa Boardgames, em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) de Lisboa.
Miguel Honrado, presidente da EGEAC, explica que a ideia foi conceber um instrumento que aliasse uma "componente lúdica" à divulgação da história do castelo.
Segundo Tiago Teixeira de Abreu, da Mesa Boardgames, para que o jogo possa transmitir conhecimento, "tem de ser divertido o suficiente para que as pessoas lhe peguem recorrentemente". "Não exigimos ao jogador que saiba nada sobre história, mas no final ele terá aprendido muita coisa", explica o responsável, acrescentando que se trata de "um misto de estratégia e divertimento" capaz de cativar adultos e crianças a partir dos dez anos.
O jogo, para dois a seis jogadores e com uma duração estimada em 45 minutos, envolve 12 personagens históricas ligadas a Lisboa, como D. Dinis ou Gil Vicente. Cada uma destas figuras será encarnada por um jogador e é dotada de um poder especial - Bartolomeu de Gusmão, precursor da aeronáutica, por exemplo, consegue "voar" para uma casa do tabuleiro ocupada pelo adversário.
O objectivo é ser o primeiro a capturar o "Troféu de S. Jorge" por três vezes. Para isso, os peões terão de percorrer 26 locais do castelo, como o Paço Real da Alcáçova, o Palácio do Governador e a prisão.
À venda por 29,90 euros
Apresentado oficialmente em Portugal ontem - já tinha sido lançado numa feira especializada na Alemanha - o jogo está à venda por 29,90 euros nas lojas do Castelo de S. Jorge e em vários outros estabelecimentos comerciais, além da comercialização através do site da empresa. Segundo Tiago Teixeira Abreu, já foram vendidas cerca de 40 unidades não só em Portugal mas também em países tão distantes como os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
A direcção do Castelo equaciona organizar um torneio dentro do próprio monumento. Segundo Miguel Honrado, caso tenha boa aceitação, a EGEAC admite criar jogos para outros monumentos de Lisboa.
(in Jornal de Notícias).
Vestir a pele de D. Afonso Henriques ou de Vasco da Gama e percorrer os locais que marcaram os primórdios da cidade de Lisboa são alguns dos desafios do "Troféu de São Jorge", um jogo de tabuleiro dedicado ao castelo mais emblemático da capital.
Integrado nas comemorações do centenário da classificação do Castelo de S. Jorge como Monumento Nacional, o jogo reflecte os mais de mil anos de história da fortaleza e foi criado pela firma portuguesa Mesa Boardgames, em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) de Lisboa.
Miguel Honrado, presidente da EGEAC, explica que a ideia foi conceber um instrumento que aliasse uma "componente lúdica" à divulgação da história do castelo.
Segundo Tiago Teixeira de Abreu, da Mesa Boardgames, para que o jogo possa transmitir conhecimento, "tem de ser divertido o suficiente para que as pessoas lhe peguem recorrentemente". "Não exigimos ao jogador que saiba nada sobre história, mas no final ele terá aprendido muita coisa", explica o responsável, acrescentando que se trata de "um misto de estratégia e divertimento" capaz de cativar adultos e crianças a partir dos dez anos.
O jogo, para dois a seis jogadores e com uma duração estimada em 45 minutos, envolve 12 personagens históricas ligadas a Lisboa, como D. Dinis ou Gil Vicente. Cada uma destas figuras será encarnada por um jogador e é dotada de um poder especial - Bartolomeu de Gusmão, precursor da aeronáutica, por exemplo, consegue "voar" para uma casa do tabuleiro ocupada pelo adversário.
O objectivo é ser o primeiro a capturar o "Troféu de S. Jorge" por três vezes. Para isso, os peões terão de percorrer 26 locais do castelo, como o Paço Real da Alcáçova, o Palácio do Governador e a prisão.
À venda por 29,90 euros
Apresentado oficialmente em Portugal ontem - já tinha sido lançado numa feira especializada na Alemanha - o jogo está à venda por 29,90 euros nas lojas do Castelo de S. Jorge e em vários outros estabelecimentos comerciais, além da comercialização através do site da empresa. Segundo Tiago Teixeira Abreu, já foram vendidas cerca de 40 unidades não só em Portugal mas também em países tão distantes como os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
A direcção do Castelo equaciona organizar um torneio dentro do próprio monumento. Segundo Miguel Honrado, caso tenha boa aceitação, a EGEAC admite criar jogos para outros monumentos de Lisboa.
(in Jornal de Notícias).
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