quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Homem sem Rosto: uma figura de Lisboa.






Chama-se José Mestre e tem 51 anos. É conhecido por ter a face completamente desfigurada não se lhe reconhecendo qualquer contorno do rosto. Há mais de vinte anos que é pedinte no largo do Rossio por não ser capaz de arranjar trabalho nestas circunstâncias. O tumor que aumenta desde os tempos de adolescente tem de momento dez quilos. Tem recusado fazer qualquer tipo de cirurgia devido à sua opção religiosa, testemunha de Jeová, que é contra a transfusão de sangue. E é este aspecto que me faz escrever este post. Como é possível recusar-se por diversas vezes qualquer tipo de ajuda médica apenas por opção religiosa? Como é possível não tentar acabar com esse sofrimento diário? José Mestre neste momento está cego de um olho, mal consegue comer e começa a ter problemas respiratórios. É preciso ser muito crente para que não deixasse fazer qualquer cirurgia ao seu rosto por uma opção religiosa. E se ele é assim tão crente com certeza que o seu deus o compreenderia, não? Afinal trata-se da vida dele, e vida só há uma. Desde criança que me lembro deste homem sentado perto do café Nicola estendendo a mão mostrando o bilhete de identidade de quando era novo, ainda no começo do tumor, e desde essa altura que me faz impressão a sua cara, o seu aspecto, e penso nas dificuldades diárias que deve passar todos os dias. Por isso mesmo, se fosse eu, faria de tudo para que melhorasse não ligando a religião alguma. Ele não, recusou-se sempre, manteve-se fiel à sua crença... até hoje. Parece que aceitou a cirurgia de uma equipa de médicos britânica que, através de ondas ultra sónicas, irão coagular o sangue antes de cada cirurgia para que não seja necessário qualquer transfusão. É preciso muita fé para se ser tão relutante em aceitar a transfusão de sangue e é-me dificil pensar que há pessoas assim. Basta pensar nos árabes que se fazem explodir por uma causa que, penso, só eles compreendem. São pessoas que levam a religião de uma maneira totalmente diferente daquela que se deve ter. A vida é o máximo da religião, seja ela qual for, e tem de funcionar como mecanismo espiritual para aumentá-la ainda mais, nunca como entrave para se ter saúde. A José Mestre só espero que corra tudo bem e que, daqui a algum tempo, possam olhar para ele sem nenhum tipo de preconceito ou descriminação. A ele, tudo do melhor.

http://pagina23.blogspot.com/


9 comentários:

pslaninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ff disse...

Uma grande prova de amor e fé ao Deus verdadeiro.

Unknown disse...

Lembrem-se, que foi o próprio Deus, que permitiu ao homem chegar aos níveis de medicina e tecnologia que temos hoje para aplicar na saúde e bem estar da humanidade.
Então, se Deus nos permitiu isso, porque não usar???
Besteira, ignorância, cegueira espiritual, nem tenho nomes para explicar isso.
Não tenho religião, mas acredito em Deus. Pra que sofrer, sendo que Deus permitiu ao homem chegar a tal ponto de resolver isso, ou amenizar.
Resumindo a situação : BURRICE !!

Unknown disse...

ff. Sem querer qualquer tipo de ofensa, gostaria que me explicasses como sabes que esse é o verdadeiro deus? Estudas-te todas as outras religiões de todo o mundo? Pergunto por mera curiosidade.

Cimo disse...

Notícia antiga.
Ele já operou há meses:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/homem-sem-rosto-recupera-em-lisboa

José Mestre, o ‘Homem sem rosto’, que foi operado nos Estados Unidos a um tumor de 5,5 quilos e 46 centímetros, a 17 de Outubro, já está em Portugal e foi observado pelo cirurgião plástico Fernando Gomes Rosa, no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), no dia 11 de Novembro.

DMP disse...

Warak pense o seguinte:

-> Como vê se uma nota é falsa?
Estuda TODOS os tipos de notas falsas?
Ou simplesmente vê as que são verdadeiras e a partir daí consegue identificar as falsas?

O mesmo se passa com a religião. Pense no que a bíblia diz. Mas a fundo e não como quer que ela diga. Examine e vai perceber realmente o porquê de este homem ter feito aquilo.
Atos 15:28,29. Fala de abster de sangue... Isto não significa só no comer. O médico ao proibi-lo de beber álcool não o vai injectar no sangue. Este é um dos vários ensinos.

Muito poderia aqui falar sobre este assunto e outro. Eu tenho as mesmas crenças que este homem e farei o mesmo se preciso. Temos de pôr Deus em primeiro lugar, se o fizermos mais tarde ou mais cedo seremos recompensados e abençoados.

Bruno Corona disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Corona disse...

Hahahahahah me desculpe mas que Deus é esse que te impede de viver bem? Anos de sofrimento por causa de um tumor e nada foi feito por que a religião não permite! São religiões assim que nos enfraquece na luta contra muitas doençar que até hoje são incuraveis, nos acordos de paz entre paises e até na criação de novos ideais para o mundo. Uma coisa é termos uma filosofia de vida para vivermos bem a outra é usar dela como um sogrimento para o resto da vida.

Unknown disse...

Boa Tarde !

Vi no nachional geografic que esse homem ja realizou a cirurgiar dele.ENfim ele encontrou um medico que soube respeitar as convicções religiosas deles. Agora sabichao, faz uma reportagem e um blog sobre a cirurgia dele..
att,
carlos eduardo
E SOU TESTEMUNHA DE JEOVÁ