sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Camiões TIR no centro da cidade?! No Martim Moniz tudo é possível.













Há anos que os comerciantes do Martim Moniz põem e dispõem do espaço público sem qualquer respeito pelos peões ou pelos escassos moradores. Várias vezes por semana, a qualquer hora do dia, descem pela cidade camiões TIR até junto dos dois gigantescos centros comerciais e descarregam aí uma infinidade de caixas de cartão que depois são abandonadas na via pública. Dada a extraordinária produção de lixo, os próprios serviços camarários não tem capacidade para gerir a situação. Nem sequer é respeitado qualquer horário de recolha, tornando qualquer planeamento e organização ainda mais difícil.
No final da Rua da Palma, junto ao Centro Comercial da Mouraria, se for preciso ocupando uma das faixas de rodagem, chegam a estar vários TIR. Por vezes, são estacionados à noite e só descarregados no dia seguinte. Permanecem, assim, mais de 12 ou 18 horas no mesmo local sem que a Polícia Municipal exerça qualquer tipo de acção. Certos dias, no meio de toda a confusão chegam a estar carros e agentes desta Polícia, cuja intervenção se limita a fazer com que o trânsito flua minimamente. Multar ou mandar sair os TIR e as dezenas de carrinhas que fazem descargas em zonas proibidas já deve ser interferir demasiado com a livre-iniciativa. Nunca percebemos porque é que as carinhas mais pequenas não são estacionadas nos dois pisos do parque subterrâneo que a CML concessionou à Bragaparques e que está ali mesmo ao lado. Nunca percebemos como é possível camiões deste tamanho descerem e descarregarem às claras no centro da cidade.
Entretanto, os pobres cidadãos, passageiros de eléctricos como o 12 e o 28, esperam que suas excelências, os donos da rua, do passeio e da estrada descarreguem as quinquilharias todas e desobstruam a linha. A Polícia quando está presente e em acção sempre minimalista vai fazendo com que a descarga tenda a ser breve. Nem sempre consegue e nem sempre está lá.
É Lisboa, mas podia ser Manila. E eu não quero viver em Manila. Que me desculpem os meus amigos filipinos. (Algumas das fotos foram tiradas esta manhã, cerca das 11h).

Sem comentários: