terça-feira, 27 de julho de 2010

Cinema Europa SOS.



.
Movimento SOS luta para manter cultura no antigo Cinema Europa
por CARLOS DIOGO SANTOS

Para o piso térreo do novo condomínio está prevista uma mediateca.

Lisboa perde o Cinema Europa mas Campo de Ourique poderá ganhar cultura. As obras de demolição do antigo edifício, em Campo de Ourique, já começaram, e apesar de o terreno se destinar a um condomínio habitacional, o piso térreo poderá compensar a fraca oferta cultural de que o bairro dispõe actualmente.

Para isso, a Câmara terá de adquirir o espaço destinado à criação de um centro cultural . Mas dispõe de apenas dois anos para comprar o piso térreo - com cerca de 1100 metros quadrados - ou adquiri-lo através de uma permuta. Caso o prazo de reserva seja ultrapassado, o proprietário poderá vender o piso térreo para outros efeitos.

Rui Remígio, elemento do Movimento SOS Europa, contou ao DN que "quando foi ultrapassada a luta pela não demolição do edifício, o objectivo principal passou a ser a criação de um centro cultural de âmbito local, que viesse colmatar a pouca oferta existente em Campo de Ourique." Algo que, diz, estar no bom caminho.

"Queríamos uma mediateca, ou seja uma biblioteca da modernidade, como existe nos países mais avançados. E foi com esta mesma proposta que conseguimos a verba do Orçamento Participativo do ano passado."

Nos anos 60, o Cinema Europa foi alvo de uma profunda remodelação para que se mantivesse na vanguarda tecnológica e pudesse ser uma alternativa aos outros grandes espaços lisboetas. No entanto, a partir dos anos 80, o cinema saiu dali e o espaço passou a ser uma das casas da produção televisiva portuguesa.

As obras obrigarão a alguns sacrifícios por parte dos comerciantes e residentes, mas Rui Remígio sublinhou, em declarações ao DN, que não se traduzirá num problema ao nível do estacionamento. "Poderão deixar de existir entre dez a quinze lugares de estacionamento, por isso não me parece que o mal resida nesse ponto."

Neste momento, parte da conhecida fachada do antigo Cinema Europa já está parcialmente coberta com tapumes. E Rui Remígio garantiu ao DN que, ontem, já se podia ouvir o barulho dos trabalhos no interior.

(in Diário de Notícias).
NOTA LISBOA SOS: «mediateca»?! «espaço cultural»?! Mas querem omar-nos por parvos?

Sem comentários: