sexta-feira, 9 de abril de 2010

Panorama. 4ª Mostra do Documentário.





.
Quarta edição do Panorama começa hoje
A Mostra do Documentário Português regressa com 64 documentários

Ao longo dos próximos dez dias o cinema São Jorge recebe o melhor documentário produzido em Portugal no último ano.
Hoje às 19h00 acontece o lançamento dos livros de debates I, II e III, seguido de porto de honra.
Às 21h30 a sala 1 do cinema exibe JAIME de António Reis, seguido de concerto de Norberto Lobo.
A seguir a festa de abertura, com animação do DJ Luis Miguel Oliveira.
A todos um bom Panorama.

JAIME, de António Reis
JAIME, de António Reis abre a quarta edição da Mostra do Documentário Português
08-04-2010
É já amanhã que começa a quarta edição do PANORAMA. Ao longo de dez dias passarão pelas salas do cinema São Jorge, em Lisboa, os melhores documentários produzidos em Portugal durante o último ano. Para além destes, há ainda para ver filmes de António Reis e Margarida Cordeiro.
Antes da sessão de abertura, acontece às 19h00 o lançamento dos Livros de Debates I, II e III, edições qie são uma memória das conversas ocorridas entre 2006 e 2009 e marcam não só a história do próprio PANORAMA, mas muito mais claramente estes três anos de história do documentário português.
+
O livro não é uma transcrição destes debates, mas uma edição exactamente crítica, onde se sublinham perspectivas, preocupações de público e cineastas, onde se pensam cada uma das problemáticas propostas por cada edição do PANORAMA: os objectos do documentário português, o uso dos instrumentos cinematográficos e a produção. Nestes três volumes cruzam-se as conversas com textos fundamentais da teoria do cinema, que ajudam a encorpar historicamente as problemáticas levantadas ao longo da Mostra.
«Jaime»
António Reis


O PANORAMA começa esta sexta-feira
PANORAMA - 4ª Mostra do Documentário Português começa sexta-feira dia 9 de Abril
05-04-2010
JAIME de António Reis é o filme que dá início à 4ª Mostra do Documentário Português, na próxima sexta-feira, dia 9 de Abril. Estes são os realizadores que serão homenageados na secção Percursos no Documentário Português, de António Reis e Margarida Cordeiro serão exibidos quatro filmes: TRÁS-OS-MONTES, ROSA DE AREIA, ANA e JAIME.
+
António Reis será também visitado no seu trabalho como professor da Escola Superior de Teatro e Cinema através da exibição de seis filmes de alunos seus: MADALENA (Joana Pontes), À BEIRA MAR (Joaquim Sapinho), O PASTOR (João Pedro Rodrigues), O POMAR (Luís Fonseca), MÁSCARA (Fátima Ribeiro) e FIGURAS (Filipe Abranches). São filmes produzidos entre 1986 e 1990 e que foram exibidos uma única vez nessa altura.
A partir de 9 de Abril e até dia 18 há ainda para ver os melhores documentários produzidos em Portugal em 2009, bem como dezoito documentários em antestreia. São 64 documentários, quatro de António Reis e Margarida Cordeiro e, ainda, a oportunidade única de ver os filmes de seis jovens realizadores, alunos de António Reis.

Margarida Cordeiro e António Reis
©Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema


Programa 2010
O Programa do Panorama já está diponível
O programa já pode ser consultado online aqui: http://www.panorama.org.pt/programa

Sem comentários: