segunda-feira, 22 de março de 2010

Tarde, mas lá abriu.

.

Parque Urbano Oeste abriu ontem


Moradores da Alta lamentam atraso na inauguração, por razões não esclarecidas.

Os moradores na Alta de Lisboa aplaudem a abertura do Parque Oeste, inaugurado ontem à tarde. No entanto, estranham o atraso, uma vez que estava inicialmente prevista para Maio do ano passado. A Câmara, afirmam, nunca deu qualquer justificação.

Em declarações à agência Lusa, o responsável do movimento cívico Viver na Alta de Lisboa, Tiago Figueiredo, admite a satisfação dos moradores pela abertura do parque, que fará o bairro "crescer e evoluir", mas lamenta a ausência de resposta do município aos pedidos de esclarecimento sobre o atraso.

O movimento, que pretende dar um contributo "efectivo e eficaz" na construção de uma nova centralidade no bairro a norte da capital, endereçou anteontem um conjunto de perguntas à Câmara, apelando a respostas a "breve trecho" sobre questões do interesse dos moradores no bairro. Os moradores perguntam por que razão a a Avenida Santos e Castro "continua no mesmo estado" e as obras do Eixo Central se encontrarem paradas.

"Todas as acessibilidades que faltam [à Alta de Lisboa] fazem falta para o desenvolvimento interno do bairro e para o investimento externo. Não as havendo, o bairro fica em pequenas ilhas isoladas como está no momento, com terrenos baldios, sem escritórios, sem comércio", refere Tiago Figueiredo.

De acordo com informações recolhidas pela Lusa junto dos promotores do bairro, o Parque Oeste, "assente num planeamento urbanístico moderno, planeado e construído de raiz", está localizado "numa zona de vale", o que permite "a retenção das águas pluviais, posteriormente reaproveitadas na alimentação dos lagos, na rega do relvado e na manutenção sustentável do parque". Trata-se de um espaço verde de 19 hectares, que resulta de uma intervenção de requalificação no bairro.

(in Jornal de Notícias).

Sem comentários: