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Subida de 40% adiada para Maio
Novos preços da EMEL deviam começar a ser praticados já em Abril, mas atrasos na Câmara Municipal de Lisboa obrigam a adiar o processo.
O custo de estacionamento na Baixa Pombalina, no Chiado e nas Avenida da Liberdade, em Lisboa, vai aumentar em 40%, enquanto nas zonas periféricas da cidade os preços serão reduzidos em 20%. O conselho de administração da EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa quer que os novos tarifários entrem em vigor a partir de Maio, mas o processo na Câmara Municipal de Lisboa está atrasado.
A medida faz parte do plano estratégico da EMEL e tem como ponto de partida um estudo da TRENMO, empresa consultora de transportes e território, que indica que 'Lisboa é a única cidade que tem tarifário igual em qualquer zona'. Neste sentido, o estudo em causa sugere que a cidade adopte um sistema de coroas, com a primeira – que abrange a Baixa Pombalina, o Chiado e a Avenida da Liberdade – a ver os seus custos substancialmente aumentados. Por outro lado, a terceira coroa – que diz respeito à periferia – veria os seus tarifários reduzidos.
A proposta da EMEL, que tem como objectivo fomentar a rotatividade de estacionamento, já se encontra na posse da Câmara de Lisboa, pelo que a empresa de estacionamento remete quaisquer esclarecimentos sobre esta matéria para o executivo de António Costa. 'A entrada em vigor do tarifário depende da autarquia e do vereador da área. Esperamos que a proposta seja votada o mais rapidamente possível', limitou-se a dizer ao CM Diogo Homem, da área de marketing da empresa.
PROCESSO 'MUITO ATRASADO'
Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade na Câmara Municipal de Lisboa, encontra-se actualmente em reuniões com as juntas de freguesia, com os comerciantes e com os moradores de vários pontos da cidade no sentido de chegar a um consenso para proceder à alteração das tarifas de estacionamento em Lisboa.
Fonte oficial do gabinete do autarca garantiu ao CM que o processo está, porém, 'muito atrasado'. 'Depois de todas estas reuniões, que ainda vão levar muito tempo, vamos ter de elaborar a proposta e submetê-la à reunião de Câmara, sendo que esta carece igualmente de aprovação por parte da Assembleia Municipal de Lisboa', adiantou ao CM.
Em Janeiro passado, o presidente da EMEL, António Júlio de Almeida, garantiu que o novo tarifário da empresa de estacionamento entrava em vigor até Abril.
SAIBA MAIS
Empresa
Os objectivos da EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa passam pela construção, gestão, exploração e manutenção de locais de estacionamento público da capital.
1994
Ano em que foi criada a EMEL, tendo como actividade central a instalação e gestão de sistemas de estacionamento público pago na grande Lisboa.
50 mil
Número de lugares de estacionamento em Lisboa geridos pela EMEL, três mil dos quais em 16 parques espalhados pela cidade.
Parquímetro
A EMEL iniciou em Fevereiro a comercialização do novo dispositivo de parqueamento portátil, o SmartPark, um dispositivo individual que funciona com um cartão recarregável.
(in Correio da Manhã)
Novos preços da EMEL deviam começar a ser praticados já em Abril, mas atrasos na Câmara Municipal de Lisboa obrigam a adiar o processo.
O custo de estacionamento na Baixa Pombalina, no Chiado e nas Avenida da Liberdade, em Lisboa, vai aumentar em 40%, enquanto nas zonas periféricas da cidade os preços serão reduzidos em 20%. O conselho de administração da EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa quer que os novos tarifários entrem em vigor a partir de Maio, mas o processo na Câmara Municipal de Lisboa está atrasado.
A medida faz parte do plano estratégico da EMEL e tem como ponto de partida um estudo da TRENMO, empresa consultora de transportes e território, que indica que 'Lisboa é a única cidade que tem tarifário igual em qualquer zona'. Neste sentido, o estudo em causa sugere que a cidade adopte um sistema de coroas, com a primeira – que abrange a Baixa Pombalina, o Chiado e a Avenida da Liberdade – a ver os seus custos substancialmente aumentados. Por outro lado, a terceira coroa – que diz respeito à periferia – veria os seus tarifários reduzidos.
A proposta da EMEL, que tem como objectivo fomentar a rotatividade de estacionamento, já se encontra na posse da Câmara de Lisboa, pelo que a empresa de estacionamento remete quaisquer esclarecimentos sobre esta matéria para o executivo de António Costa. 'A entrada em vigor do tarifário depende da autarquia e do vereador da área. Esperamos que a proposta seja votada o mais rapidamente possível', limitou-se a dizer ao CM Diogo Homem, da área de marketing da empresa.
PROCESSO 'MUITO ATRASADO'
Fernando Nunes da Silva, vereador da Mobilidade na Câmara Municipal de Lisboa, encontra-se actualmente em reuniões com as juntas de freguesia, com os comerciantes e com os moradores de vários pontos da cidade no sentido de chegar a um consenso para proceder à alteração das tarifas de estacionamento em Lisboa.
Fonte oficial do gabinete do autarca garantiu ao CM que o processo está, porém, 'muito atrasado'. 'Depois de todas estas reuniões, que ainda vão levar muito tempo, vamos ter de elaborar a proposta e submetê-la à reunião de Câmara, sendo que esta carece igualmente de aprovação por parte da Assembleia Municipal de Lisboa', adiantou ao CM.
Em Janeiro passado, o presidente da EMEL, António Júlio de Almeida, garantiu que o novo tarifário da empresa de estacionamento entrava em vigor até Abril.
SAIBA MAIS
Empresa
Os objectivos da EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa passam pela construção, gestão, exploração e manutenção de locais de estacionamento público da capital.
1994
Ano em que foi criada a EMEL, tendo como actividade central a instalação e gestão de sistemas de estacionamento público pago na grande Lisboa.
50 mil
Número de lugares de estacionamento em Lisboa geridos pela EMEL, três mil dos quais em 16 parques espalhados pela cidade.
Parquímetro
A EMEL iniciou em Fevereiro a comercialização do novo dispositivo de parqueamento portátil, o SmartPark, um dispositivo individual que funciona com um cartão recarregável.
(in Correio da Manhã)
1 comentário:
grandes heróis. subir não lhes custa nada. é sempre o mesmo a pagar.
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