Do site do IPPAR:
Exemplo de construção barroca do último quartel do séc. XVIII, o palacete constitui-se como o edifício principal de um conjunto de quatro edificações.
Exemplo de construção barroca do último quartel do séc. XVIII, o palacete constitui-se como o edifício principal de um conjunto de quatro edificações.
O edifício, de dois andares, apresenta no alçado principal uma delimitação por cunhais de cantaria, com pilastras a desenhar um corpo central enquadrando uma porta, com emolduramento em calcário, acentuada por um falso frontão e dinamizada com duas janelas rectangulares de verga saliente. Neste corpo central desenvolve-se uma escadaria de lanços rectos, decorados de balaustres, que dão acesso ao patamar de entrada.
Os corpos laterais, também de dois andares, são constituídos ao nível térreo por uma porta e uma janela, sobrepujadas no piso superior por duas janelas de peito. O palacete, também denominado Vila Garcia, tem uma cobertura de telha a quatro águas, coroado por beirado simples. Mais informação aqui.
A freguesia de Santa Maria de Belém tem sete imóveis classificados com categoria de Imóvel de Interesse Público ou superior. A Ermida de Sto. Cristo, o Palácio de Belém, a Casa de Lázaro Leitão, um edifício de habitação nos nºs 84-88 da Rua de Pedrouços, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos (estes últimos Monumentos Nacionais). Afinal são só seis? Não: o sétimo é a Vila Garcia.
2 comentários:
Os nossos antepassados continuam coradinhos de vergonha dentro dos seus caixotes. Não merecemos um corno do que herdamos.....
Aqui funcionou nos anos 10 do século XX o Casino Pedrouços.
Enviar um comentário