sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Vila Garcia, Rua de Pedrouços.

Do site do IPPAR:
Exemplo de construção barroca do último quartel do séc. XVIII, o palacete constitui-se como o edifício principal de um conjunto de quatro edificações.



O edifício, de dois andares, apresenta no alçado principal uma delimitação por cunhais de cantaria, com pilastras a desenhar um corpo central enquadrando uma porta, com emolduramento em calcário, acentuada por um falso frontão e dinamizada com duas janelas rectangulares de verga saliente. Neste corpo central desenvolve-se uma escadaria de lanços rectos, decorados de balaustres, que dão acesso ao patamar de entrada.


Os corpos laterais, também de dois andares, são constituídos ao nível térreo por uma porta e uma janela, sobrepujadas no piso superior por duas janelas de peito. O palacete, também denominado Vila Garcia, tem uma cobertura de telha a quatro águas, coroado por beirado simples. Mais informação aqui.

A freguesia de Santa Maria de Belém tem sete imóveis classificados com categoria de Imóvel de Interesse Público ou superior. A Ermida de Sto. Cristo, o Palácio de Belém, a Casa de Lázaro Leitão, um edifício de habitação nos nºs 84-88 da Rua de Pedrouços, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos (estes últimos Monumentos Nacionais). Afinal são só seis? Não: o sétimo é a Vila Garcia.

2 comentários:

Julio Amorim disse...

Os nossos antepassados continuam coradinhos de vergonha dentro dos seus caixotes. Não merecemos um corno do que herdamos.....

JMS disse...

Aqui funcionou nos anos 10 do século XX o Casino Pedrouços.