domingo, 14 de setembro de 2008

O Palácio dos Távora na Mouraria.



O Grupo Desportivo da Mouraria nasceu no dia 1 de Maio de 1936. Nesta colectividade, que também se chamou os “Leões da Mouraria”, pratica-se luta greco-romana, ginástica, boxe, futebol e ténis de mesa. A sua primeira sede foi na Rua da Amendoeira. Em 1940, passou para a Rua do Capelão e em 1954 para o Largo do Terreirinho. Foi só em 1972 que a sua sede passou para as actuais instalações no Palácio dos Távora, no n.º 21 da Travessa da Nazaré. Nestas instalações os sócios têm várias salas para as suas actividades, uma cozinha decorada com azulejos do séc. XVIII, um salão a que chamam a “Catedral do Fado” e um ginásio nas antigas cocheiras do palácio de linhas sóbrias e severas, na tradição seiscentista.







Tecto do salão onde se joga bilhar, matraquilhos e flipper's. Se não for urgentemente recuperado, perder-se-á para sempre.


Retrato "à la-minute" da degradação.



Os azulejos do séc. XVIII convivem com desenhos de tipos populares "Pregões e Figuras Tipicas de Lisboa". Máquinas de fliper's e matraquilhos. O problema não são os matraquilhos. Se não fosse a presença do Grupo Desportivo da Mouraria, muito provavelmente o palácio estaria em pior estado daquele em que se encontra. Mas quem acode ao tecto do Palácio dos Távora?






Mouraria City.


3 comentários:

Julio Amorim disse...

....acho que a parte informativa deste blogue, está a desempenhar um papel muito importante.....é só continuar !

Carlos Cardoso Luis disse...

Tenho assistido ás tardes de fado e como Lisboeta, congratulo-me com o ambiente e exito alcançado. Lamento no entanto,que instalações
com aquela nobreza não sejam alvo de recuperação e cuidado, por quem de direito. Como poeta aqui deixo uma quadra alusiva:

O Mouraria merece
Ajudas,grandes,pequenas,
Quando é que aparece?
O esperado Mecenas

Carlos Cardoso Luis

Carla disse...

É uma pena um palácio tão bonito, com tectos de uma beleza extraordinária, não ser restaurado e aproveitado por exemplo para se fazer um museu alusivo à Mouraria ou ao Bairro Alto