Ex-Museu de Arte Popular, Novo Museu Mar da Língua.
Breve Historial do Museu: Situado na zona de Belém, junto ao rio Tejo, o Museu de Arte Popular encontra-se instalado num dos edifícios que ficaram da Exposição do Mundo Português, projectado pelo arquitecto Veloso Reis marcado por uma linguagem arquitectónica moderna.Adaptado a Museu pelo arquitecto Jorge Segurado, foi inaugurado em 1948, com cinco salas representando as regiões de Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Algarve, Beiras, Estremadura, Alentejo e Ribatejo. Em 1995, foram efectuadas obras tendo sido inaugurada uma sala para exposições temporárias. Actualmente estão a ser feitas obras de beneficiação, estando por esse motivo a exposição permanente encerrada.


Diário de Notícias, de 31/10/2006. A responsável pela Cultura quis assumir, com a visita "informal", a sua opção em tirar dali o espólio do museu - angariado por etnólogos ao longo dos anos, e onde estão incluídos objectos da autoria de Rosa Ramalho, Mistério e Júlia Cota, ao lado de inúmeros artesãos anónimos - para ali instalar futuramente o Museu Mar da Língua Portuguesa, que funcionará como Centro Interpretativo das Descobertas."Assumo esta opção", frisou Isabel Pires de Lima, considerando que "os museus nascem e morrem", e nessa perspectiva "não devemos ficar presos a atitudes conservadoras". O espaço do único pavilhão que resta da Exposição do Mundo Português dos anos 40, será "mais útil se tiver um outro destino", observou a ministra para quem o novo projecto museológico "poderá ser um dos mais visitados de Lisboa".



"Há um grupo de trabalho a laborar este conceito com especialistas da área da História da Navegação, da História da Língua e da electrónica e robótica", especificou Isabel Pires de Lima, que também vê com bons olhos a colaboração deste futuro museu com o Museu da Língua de São Paulo, Brasil, por terem uma "filosofia comum". Estrutura efémera, o pavilhão que resta de 1940 tem sofrido obras ao longo dos anos, mas mais recentemente a derrocada do telhado obrigou a uma maior intervenção. A ministra da Cultura referiu que foram gastos 3,5 milhões de euros (metade provenientes de fundos comunitários) para as obras que ainda decorrem e que são necessários mais 2,5 milhões de euros para a instalação do Mar da Língua, 50% dos quais provenientes do Programa Operacional da Cultura. "Os investimentos não serão perdidos", sublinhou.






Condições de abertura das propostas:
Data: 03/05/2007.
Hora: 10.
Lugar: Auditório Armando Rodrigues, da DGEMN.
Quantidade ou extensão total:
Valor estimado, sem IVA: 1 176 407.Divisa: euro.
DURAÇÃO DO CONTRATO OU PRAZO PARA A SUA EXECUÇÃO
Período em dias: 180 (a contar da data de adjudicação).


2 comentários:
Se fôr preciso, eu empresto fita -cola.
Portugal S.O.S..
Cumpts.
Enviar um comentário