«Concursos, exposições, edição de livros, uma conferência internacional, e outras iniciativas de âmbito científico e cultural fazem parte do programa comemorativo do Centenário da CUF, no Barreiro apresentado no dia 27 de Fevereiro, em conferência de Imprensa. O anúncio foi feito por João de Mello, Presidente da CUF, por José Neto, Presidente da Quimiparque e pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho». É este o Programa das Comemorações dos 100 Anos da CUF (in http://www.artbarreiro.com/quimifutur1.html ).
A Companhia União Fabril foi fundada há 100 anos. Parabéns! O seu fundador, Alfredo da Silva, nasceu nesta casa na Baixa de Lisboa. Não seria boa ideia o Grupo Mello tentar recuperar ao menos a fachada da casa onde nasceu o seu fundador? Não seria uma boa forma de assinalar os 100 anos da CUF? Já agora: é assim que se tratam os antepassados?
2 comentários:
Em primeiro lugar quero dar os sinceros parabéns às pessoas que colocaram este magnifico blogue de pé. Só hoje tive conhecimento do mesmo e passou já a ser um dos meus favoritos. Sobre a Casa deste grande senhor subscrevo por completo o que foi dito e permitam-me acrescentar mais. Eu detenho um modesto blogue precisamente sobre a História da CUF, pois na minha mente a história não pode e não deve ser apenas politica, que é o que pelos vistos nesta nação dão maior relevância, relegando outros temas como o da Industria para segundo plano, e com o qual tanto se poderia aprender. Como todos sabem foi uma das (se não a mais) empresas evoluída, empreendedora, revolucionária como terá havido poucas no país. Respondendo a sua última interrogação do seu texto. Para além das comemorações dos 100 Anos da CUF onde existiram algumas interessantes iniciativas, parece-me, não haver grande interesse por parte do actual Grupo Mello, no passado grandioso que teve enquanto CUF, e que se cruza num século com os destinos de Portugal. Porque digo isto? Precisamente no dia 19 de Setembro de 2008 data histórica, em que fazia 100 anos o arranque da primeira fábrica dirigi-me ao Barreiro onde se deram aos comemorações e não vi nenhum membro do actual Grupo Mello, quando devia ser motivo de orgulho e lá marcarem a sua presença. As pessoas não podem olhar só para o Futuro! Deve ser orgulhosas do seu Passado e com ele aprender as lições mestras. A casa do Fundador da CUF não sei se está ainda na possa família, deveria ser arranjada e nela erguido um espaço de memória a esse grande homem, de forma a perpetuar a sua obra e mostra-la aos vindouros.
PS. Caso queira visitar o meu blogue: http://industriacuf.blogspot.com/ aqui fica a sugestão.
Desejo a todos um feliz ano de 2010 e uma boa continuação deste tão interessante projecto e tão necessário!
Enviar um comentário