quarta-feira, 24 de setembro de 2008

100 Anos da CUF. Apello aos Mello.


Alfredo da Silva fotografado em Lisboa em 1902.






«Concursos, exposições, edição de livros, uma conferência internacional, e outras iniciativas de âmbito científico e cultural fazem parte do programa comemorativo do Centenário da CUF, no Barreiro apresentado no dia 27 de Fevereiro, em conferência de Imprensa. O anúncio foi feito por João de Mello, Presidente da CUF, por José Neto, Presidente da Quimiparque e pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho». É este o Programa das Comemorações dos 100 Anos da CUF (in http://www.artbarreiro.com/quimifutur1.html ).


A Companhia União Fabril foi fundada há 100 anos. Parabéns! O seu fundador, Alfredo da Silva, nasceu nesta casa na Baixa de Lisboa. Não seria boa ideia o Grupo Mello tentar recuperar ao menos a fachada da casa onde nasceu o seu fundador? Não seria uma boa forma de assinalar os 100 anos da CUF? Já agora: é assim que se tratam os antepassados?

2 comentários:

Ricardo Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Ferreira disse...

Em primeiro lugar quero dar os sinceros parabéns às pessoas que colocaram este magnifico blogue de pé. Só hoje tive conhecimento do mesmo e passou já a ser um dos meus favoritos. Sobre a Casa deste grande senhor subscrevo por completo o que foi dito e permitam-me acrescentar mais. Eu detenho um modesto blogue precisamente sobre a História da CUF, pois na minha mente a história não pode e não deve ser apenas politica, que é o que pelos vistos nesta nação dão maior relevância, relegando outros temas como o da Industria para segundo plano, e com o qual tanto se poderia aprender. Como todos sabem foi uma das (se não a mais) empresas evoluída, empreendedora, revolucionária como terá havido poucas no país. Respondendo a sua última interrogação do seu texto. Para além das comemorações dos 100 Anos da CUF onde existiram algumas interessantes iniciativas, parece-me, não haver grande interesse por parte do actual Grupo Mello, no passado grandioso que teve enquanto CUF, e que se cruza num século com os destinos de Portugal. Porque digo isto? Precisamente no dia 19 de Setembro de 2008 data histórica, em que fazia 100 anos o arranque da primeira fábrica dirigi-me ao Barreiro onde se deram aos comemorações e não vi nenhum membro do actual Grupo Mello, quando devia ser motivo de orgulho e lá marcarem a sua presença. As pessoas não podem olhar só para o Futuro! Deve ser orgulhosas do seu Passado e com ele aprender as lições mestras. A casa do Fundador da CUF não sei se está ainda na possa família, deveria ser arranjada e nela erguido um espaço de memória a esse grande homem, de forma a perpetuar a sua obra e mostra-la aos vindouros.

PS. Caso queira visitar o meu blogue: http://industriacuf.blogspot.com/ aqui fica a sugestão.

Desejo a todos um feliz ano de 2010 e uma boa continuação deste tão interessante projecto e tão necessário!