segunda-feira, 13 de maio de 2013

VIII Festival Internacional da Máscara Ibérica
















































 
































 






































































  













O MAIOR EVENTO DE TURISMO CULTURAL REGRESSA ÀS RUAS DE LISBOA DE 9 A 12 de MAIO, ROSSIO, 2013

Desfile, Mostra de produtos regionais, artesanato, gastronomia, concertos animação. Lisboa vai andar de máscara de 9 a 12 de Maio! Venha descobri-la no Rossio!

As ruas de Lisboa serão palco, entre 9 e 12 de Maio, do VIII Festival Internacional Máscara Ibérica, uma iniciativa da PROGESTUR (Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural), em parceria com a EGEAC (empresa de gestão de equipamentos e animação cultural da Câmara Municipal de Lisboa).
Tendo a Praça do Rossio como espaço âncora, o festival contará com o já tradicional Desfile Máscara Ibérica, onde são esperados 500 mascarados, divididos em 30 grupos. O Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, País Basco, Salamanca, e pela primeira vez de Alija deInfantado, são as regiões que irão desfilar, a que se junta este ano um grupo não ibérico, Survakari de Pernik, da Bulgária, pela primeira vez em Lisboa. Este ano, ainda participação especial dos Mini Caretos de Cascais, das escolas EB1 de Trajouce e EB1 da Abóboda n.º 1 - Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo, São Domingos de Rana. O desfile está marcado para sábado, 11 de Maio, pelas 16h30, com início no Terreiro do Paço, cruzando depois a Rua do Ouro até à Praça do Rossio.

Mas nem só de máscaras vive o festival. Um dos grandes destaques da edição deste ano é aGastronomia Ibérica com showcookings, workshops e duelos culinários sob a coordenação de José Silva (A Hora de Baco, RTP) e a presença de chefes Michelin, como Vítor Matos (restaurante Largo do Paço – Casa da Calçada). Também novidade será a iniciativa Vinhos Ibéricos, com a coordenação do enólogo Virgílio Loureiro e apoio da Adega Cooperativa da Granja Amareleja.

Mostra das Regiões
As propostas para um fim-de-semana em grande multiplicam-se. Na Mostra das Regiões (todos os dias a partir das 11h no Rossio), será possível descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias – fumeiro, doçaria regional -, e peças artesanais nacionais e espanholas, espalhadas por 26 espaços. Zamora, Cáceres e Badajoz (Patronatos de Turismo), Astúrias(Ayuntamiento de Siero, de Cangas de Onis e Turismo de Gijón) e Galiza (Puertas da Galiza) são algumas das províncias de Espanha que trazem até à capital os seus produtos típicos, a que se junta o espólio gastronómico, vinícola e artesanal da Região Norte e Centro de Portugal, da Beira Interior Sul, Vales do Sousa e Tâmega, Alentejo, Algarve e Açores entre outras regiões. A ADRACES, Aldeias do Xisto, Dolmen e Rota do Românico são algumas das entidades portuguesas presentes no certame.

Animação / Palco Ibérico
A componente musical continua a ser uma grande aposta da organização, com concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock nas noites de sexta e sábado e tarde de domingo no Palco Ibérico – Rossio.

Sexta-feira (dia 10), a noite é dedicada a Espanha e conta com o grupo asturiano Skanda (21h00) e os Cuchufellos da Galiza (23h00). No sábado (dia 11), actuam o grupo português UxuKalhus (21h00) e o espanhol Iratxo (23h00). Domingo (dia 12), a tarde enche-se de música portuguesa, com a Orquestra de Foles (16h00) e Diabo a Sete (18h00). A animação de rua é assegurada pelos Sidros de Valdesoto e a Bandina (Astúrias), pelo grupo Survakari (BG), Altsasuko Inauteria (País Basco) e Folión de Viana do Bolo (Galiza).

Este ano é de novo organizado o concurso de fotografia "Desfile com a Máscara 2012", onde profissionais e amadores poderão participar com fotografias do desfile da Máscara Ibérica do ano passado. A exposição com as fotos vencedoras estará patente no Rossio. 


1 comentário:

Craig Peter disse...

waw, very nice to all pictures