quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tasca do Sol.








Tasca do Sol. Tapas à portuguesa num antigo talho de Lisboa
Por Clara Silva


Abriu há seis meses num talho desocupado há dez anosna Graça e tem petiscos portugueses para todos os gostos.A porta do WC ainda é a da arca frigorífica

Ainda há vestígios dos tempos em que a Tasca do Sol era um talho. Basta ir à casa de banho. A porta ainda é a mesma da arca frigorífica que ali funcionava. Assim como o lavatório, a antiga prancha de corte de carne. Ou os ganchos pendurados no tecto. O talho na Rua do Sol à Graça, meio escondido no bairro lisboeta, estava fechado há dez anos até que Tiago Vieira e Sofia Maciel decidiram pegar no espaço. O casal de 35 anos abriu há seis meses a Tasca do Sol e desde então serve petiscos à boa moda portuguesa, feitos na hora.

O espaço não é grande – ou não se tratasse de um antigo talho –, com apenas 20 lugares. Por isso, a partir de quinta- -feira à noite torna-se tarefa difícil conseguir uma mesa sem antes reservar. “Costumamos dizer às pessoas que esperem”, afirma Tiago. E a maior parte espera, até porque vale a pena.

Tiago, que antes trabalhava num restaurante de cozinha portuguesa cujo nome prefere não revelar, é quem prepara os petiscos. “Isquinhas, bacalhau à Brás, alheira com ovo de codorniz, ovos rotos e morcela com compota de cebola são os mais pedidos.” O objectivo é que se peçam vários pratos, como as famosas tapas espanholas. No entanto, o menu respeita a tradição portuguesa. “Mas também fazemos outros pratos a pedido dos clientes. Isso já aconteceu.”

O atendimento e a comida são a alma do negócio e o restaurante é tão familiar e recôndito que parece que estamos a jantar em casa deste casal. Foi, aliás, também por isso que decidiram abrir um espaço diferente. “Havia falta de sítios deste género na cidade, principalmente na Graça [bairro onde Tiago e Sofia cresceram]. E também porque as nossas situações profissionais não eram as melhores”, explica. Sofia nunca tinha trabalhado num restaurante – “trabalhava para o Estado e sofreu os cortes” –, mas agora também ajuda na cozinha.

COLECÇÃO DE EMPADAS A ementa está escrita a giz numa das paredes e há pratos que surgem do dia para a noite e que voltam a desaparecer. “Costumamos anunciar essas novidades na nossa página de Facebook – www.facebook.com/tascadosol”, diz Tiago. Por exemplo, pernas de rã em tomate ou peixinhos da horta, que vão aparecendo de vez em quando. Na rede social vão anunciando também provas gastronómicas abertas ao público, como as experiências com “a colecção de empadas” no domingo 13 de Maio. Para essa prova vão precisar de oito voluntários “com vontade de gastar meia hora e fazer a prova dos modelos”.

A Tasca do Sol está aberta até à meia--noite e é o sítio ideal para levar alguém que queira impressionar. Ou simplesmente para um jantar de amigos com petiscos não muito caros – o preço médio dos pratos ronda os 4,5 euros e é difícil uma refeição ultrapassar os 15 euros.

A partir deste mês Tiago e Sofia estão a pensar só abrir a partir das 17h, para servir jantares, porque é a essa hora que a maior parte dos clientes chega.

Tasca do Sol. Rua do Sol à Graça, 71-73, Lisboa. De terça a sábado das 12h00 às 00h00. Domingos até às 18h00. Tel.: 218 877 399

Sem comentários: