quinta-feira, 19 de abril de 2012

Boa!





Igreja de S. Roque reabre com «jóia» de arte italiana


Por Bruno Abreu


Foram 16 meses de espera, mas a Igreja de São Roque, em Lisboa, abriu esta quarta-feira ao público. Desde novembro de 2010 que o monumento nacional esteve em obras de restauro, que terminaram com a capela de São João Baptista, a mais importante do edifício.

«Este é um dia especial para esta igreja, monumento nacional desde 1910. Começou com o reforço da estrutura e o restauro do teto. Depois do órgão setecentista e do próprio largo Trindade Coelho. O restauro concluiu-se com esta capela, mandada construir por D. João V», começou por dizer Teresa Morna, diretora do Museu de São Roque.

O monarca, que viveu entre 1705 e 1750 promoveu um programa de encomendas para grandes projetos arquitetónicos e obras de arte. A capela de São João Baptista foi construída em Roma e constitui uma importante obra de arte italiana em Portugal. Foi feita com 24 tipos diferentes de pedra e é decorada a filigrana. Um marco da arte do período barroco.

«Este é um dos poucos monumentos qualificados daqueles mais antigos que fazem parte da classificação nacional. Foi um processo demorado, mas as intervenções são mesmo assim...lentas», afirmou Elísio Summavielle, diretor geral do património.

«Esta capela era a joia da coroa. D. João V não teve tempo de a ver construída, uma vez que morreu antes. A sua construção demorou nove anos e tornou-se uma capela ímpar, tanto em Portugal como no estrangeiro», afirmou.

Arte como forma de fazer política
O diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimentel, lembrou que a compra de este tipo de peças de arte era uma forma de exercer a diplomacia e garantir respeito. «Além de ser uma parte importante de acervo italiano no estrangeiro, a encomenda desta capela por D. João V mostra como a arte estava ao serviço da política. Desta forma adquiria-se visibilidade e capacidade negocial», explicou.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Santana Lopes, pediu a todos que continuassem o trabalho do monarca, «na preservação do nosso património». «Que o façamos respeitando a época em que estamos, mas sempre com orgulho», comentou.


A Bola

1 comentário:

Portugalredecouvertes disse...

Já visitei, é lindíssima

Angela