segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Padre abre igreja com dívida de 1,7 milhões de euros.







Lisboa: Padre abre igreja com dívida de 1,7 milhões de euros

Restelo enche caravela de fé
Cerca de mil fiéis encheram ontem a igreja de São Francisco Xavier, em Lisboa. Dia em que o Cardeal-patriarca, D. José Policarpo, presidiu às cerimónias de dedicação e bênção da igreja.

Por:João Saramago






A igreja, de autoria do arquitecto Troufa Real, recria uma caravela. Os restantes edifícios exibem a construção própria das diferentes paragens do globo evangelizadas pelos portugueses. O primeiro desses blocos já concluído, cor de laranja, representa a Índia. Uma importante parte dos fiéis da paróquia são originários da antiga Índia Portuguesa. O pároco, António Oliveira Colimão, 76 anos, é natural de Damão.

A primeira fase da obra representou um custo de três milhões de euros, dos quais a Câmara de Lisboa pagou 200 mil euros, e cuja "dívida aos bancos neste momento representa 1,7 milhões de euros", disse o padre. Durante a sua construção, a igreja do Restelo nunca obteve um posição pacífica, tendo sido recolhidas 4500 assinaturas, na internet, contra a sua construção. Diferente é a posição do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que ontem confessou: "De acordo com o meu gosto pessoal, posso dizer que gosto!" O autarca acres- centou que, dada a ligação do Restelo aos Descobrimentos, são "coerentes as opções tomadas". Entre os fiéis, a obra representa tudo o que nunca tiveram. "Foram 21 anos que lutei por uma igreja", disse António Colimão. Após a transferência de Belém, a paróquia funcionou 18 anos num pré-fabricado.

FALTA TORRE DE 108 METROS

A Igreja de São Francisco Xavier ainda não está completa. O Campanário não está construído, bem como três dos quatro edifícios de apoio à comunidade. A torre sineira será uma estrutura com 108 metros de altura, onde será criado um espaço panorâmico com vista sobre o estuário do Tejo. Por sua vez, um dos blocos a erguer terá a forma de uma meia-lua e entre este bloco e a igreja será criada uma praça, recriação do adro da igreja. Perante as expressões de apoio que tem recolhido na população, o padre António Colimão referiu que só não avança com a segunda fase das obras porque não tem dinheiro. "Se tivesse a verba avançava já com a construção da torre sineira", acrescentou. Também falta colocar a escultura de Cristo Crucificado e os relevos que simbolizam as ondas.

(in CManhã).

1 comentário:

Julio Amorim disse...

Hummm.....aquela parte ali laranjinha está uma delícia mesmo.