domingo, 18 de dezembro de 2011

«Diário da República». No Porto.








“Diário da República”. A viagem no tempo começa agora
Por Maria Catarina Nunes,

Retratar o país durante dez anos. A Kameraphoto lança hoje o volume I de “Diário da República” e inaugura a exposição no Porto


Aperte o cinto. A viagem por excelência descola hoje com a inauguração da exposição do colectivo de fotógrafos Kameraphoto na Fundação EDP, no Porto. Ao mesmo tempo que será lançado o primeiro livro da colecção “Projecto D. R. – Um Diário da República”, que conta com 365 imagens captadas em Portugal em 2010.

O rasgo é grande, mas moroso. Comecemos pelo início: a Kameraphoto quer retratar a década 2010-2020, criar uma colecção de seis livros para lembrança futura e “consolidar a memória colectiva”. Os 12 fotógrafos que integram o colectivo vão retratar Portugal durante 365 dias, para depois escolher as melhores imagens e editar um livro no ano seguinte. Assim será até 2020. No momento de cada lançamento é inaugurada uma exposição de fotografia.

O primeiro volume dessa colecção é hoje lançado, às 17h, na Fundação EDP, no Porto, ao mesmo tempo que é inaugurada a exposição de fotografias. Um ano de olhares está cumprido. Esperam--se os restantes, que completam a década. A viagem, essa, começa hoje.

Galeria Fundação EDP, Porto; De 18 de Dez. a 4 de Mar.; Ter. a Dom. das 12h às 19h; Entrada livre

(jornal «i»).

Sem comentários: