terça-feira, 15 de novembro de 2011

Hironari Kubota, no CCB.





Hironari Kubota

The spinning idol ~ 千手観音Senjyu-Kannon
Performance & escultura

Curadora: Marta Jecu

Local: Jardim das Oliveiras no CCB

Datas:
15 novembro, 19h: performance de Hironari Kubota
19 novembro, 17h: performance de Hironari Kubota
O trabalho estará exposto de 15 de novembro a 31 de dezembro

A performance e escultura de Hironari Kubota The spinning idol ~ 千手観音Senjyu-Kannon terá o apoio do Museu Coleção Berardo e estará exposta no Jardim das Oliveiras no CCB, como parte do projeto alargado de “Subtle Construction”, que é dedicado à arquitetura virtual independente de meios virtuais e à natureza transformativa e efémera da arquitetura.

O trabalho de Hironari Kubota integra a exposição “Subtle Construction”, que conta com os artistas Carlos Bunga, Matias Machado, Cristian Rusu, Sancho Silva, Yukihiro Taguchi e Sinta Werner, que inaugura no dia 24 de Novembro na Plataforma Revólver. Subtle Construction conta também com um livro teórico dedicado ao virtual e ao imaginário na arquitetura, com as contribuições de Luis Santiago Baptista, Sancho Silva, Manuel Aires Mateus, Carlos Bunga, Joao Silverio, Pedro Gadanho, Sinta Werner, Dana Bentia, Matias Machado, Garrett Ricciardi, Yukihiro Taguchi, Cristian Rusu, Hironari Kubota.

O trabalho de Hironari Kubota é uma mistura entre elementos de crenças ancestrais da cultura japonesa, elementos industriais e pós-industriais que trazem à vida rituais que são redefinidos pelo artista à medida da sua espiritualidade contemporânea. A sua ação delimita um espaço cujo capital simbólico lança a tensão que provoca a regeneração da situação dada. Enquanto trabalha com as forças latentes nos elementos, Hironari usa técnicas análogas e minimais e expõe o problema dos dispositivos fundamentais do “dar forma”. As esculturas pesadas começam a mover-se de uma forma elementar, mas com uma temporalidade que parece pertencer a ciclos temporais longínquos. Hironari leva vários meses de trabalho árduo a construir as suas obras. Não obstante, as suas performances têm a duração de apenas 30 minutos, nas quais elementos da cultura pop urbana se misturam com momentos de rituais religiosos e com uma arquitetura contemporânea e visão escultórica. As suas obras são intensivas e não têm em conta as estruturas convencionais de significado, ultrapassando géneros, mas expressando uma visão futurista e ao mesmo tempo arqueológica da materialidade, movimento e definição espacial.

Hironari Kubota http://www.roofhp.com/kubota/index.html
Nasceu em 1974 em Nagano, Japão. Tem exposto largamente por todo o mundo e tem participado em várias mostras e residências. A performance/arquitetura “Spinning car” (carro giratório) que tem corrido o mundo. Desta vez, ele vai fazer girar uma grande escultura de Buda com 1000 braços, que evoca o Kannon Bodhisattva do Sanjusangen-do Temple em Kyoto. Depois das duas performances, a escultura ficará em exibição no jardim, como escultura.arquitetura.

Apoios: Japan Foundation, Câmara de Lisboa, Romanian Cultural Institute, Goethe Institute, Gamut, Largo Residências, Plastimar, Museu Coleção Berardo, Turismo de Lisboa, Embaixada da Argentina, Plataforma Revólver, Sobreira & Serrar, Arta.

Sem comentários: