sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Embatucado.

Mobilidade: Autarcas exigem reunião urgente com o Governo




18 autarquias rejeitam plano de transportes

Os 18 municípios da Grande Lisboa estão unidos contra as propostas apresentadas pelo grupo de trabalho que está a preparar um plano de reestruturação dos transportes públicos. E exigem o agendamento de uma "reunião urgente" com o Governo.

Janete Frazão


"Concluímos por unanimidade de todos os municípios na rejeição da generalidade das propostas apresentadas, por significarem uma redução drástica da atractividade do transporte público e por não corresponderem às necessidades e aspirações das populações da Área Metropolitana de Lisboa", lê-se num parecer assinado pelo grupo de vereadores da Mobilidade da AML, a que o CM teve acesso.



Os autarcas consideram que as diversas medidas plasmadas na proposta, nomeadamente o encerramento do Metro às 23h00 e algumas estações às 21h30, "carecem de justificação técnica e política" e defendem ser "necessário conhecer a avaliação dos impactos das mesmas, assim como a respectiva análise custo/benefício" para "compreender o seu alcance".



Os vereadores da mobilidade afirmam que a redução de custos no actual quadro de dificuldades económicas não pode se feita "a todo o custo, pondo em causa o próprio serviço". E consideram que as medidas propostas em tese podem levar ao fim do serviço público de transportes". Por fim, os autarcas questionam a necessidade de criação deste grupo de trabalho, por considerarem que vem "duplicar as competências da Autoridade Metropolitana de Transportes".

(in CManhã).

Sem comentários: