quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A machadada final.







Austeridade

IMI sobe 50% em prédios antigos
Os proprietários de imóveis vão ter uma renda anual pesada com a reavaliação dos imóveis: face ao IMI pago actualmente, os donos de prédios antigos, que começam a ser reavaliados em 2012, poderão passar a pagar em média um montante superior em 50%, segundo a estimativa de António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP).

A aumento do IMI é uma consequência da reavaliação dos imóveis que ainda não foram avaliados pelas novas regras. Como as Finanças vão aumentar o valor patrimonial das casas para efeitos de tributação, aproximando-o do preço do mercado, os proprietários irão pagar um IMI bastante mais caro.

Ao todo, estão em causa cerca de seis milhões de imóveis urbanos. No Orçamento Rectificativo para este ano, o Governo define os termos em que os imóveis serão reavaliados, em 2012. E, a partir de 2013, as casas mais antigas vão passar a pagar uma taxa de IMI igual à actual dos prédios novos, que será de 0,3% a 0,5% no próximo ano.


(in Correio da Manhã)


4 PERGUNTAS:


1 - Que estímulo haverá para reabilitar?

2 - Que dinheiro sobrará aos proprietários para fazerem obras de conservação e restauro?

3 - A recuperação das zonas históricas não deveria antes ser incentivada, dando emprego em obras de restauro e conservação?

4 - De que vale gastar rios a promover o turismo quando Lisboa cai aos bocados?

Sem comentários: