segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Frida em Fotos.






FRIDA KHALO - AS SUAS FOTOGRAFIAS


Exposição patente de 4 de Novembro de 2011 a 29 de Janeiro de 2012, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade.
A Casa da América Latina traz a Lisboa uma selecção de 257 fotografias das 6.500 que compõem o acervo da Casa Azul/Museu Frida Kahlo numa exposição intitulada “Frida Kahlo - As Suas Fotografias”. Esta é a primeira apresentação internacional da exposição que pode ser visitada de 4 de Novembro de 2011 a 29 de Janeiro de 2012, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade (Campo Grande, 245).

“Frida Kahlo - As Suas Fotografias”, apresentada pelo Museu Frida Kahlo em 2010, exibe um conjunto significativo de fotografias que serviram à pintora mexicana como recordação, ferramenta de trabalho ou como forma de exorcizar a solidão. Esta mostra, com curadoria de Pablo Ortiz Monasterio, reconhecido fotógrafo e historiador da fotografia no México, ilustra a importância deste meio artístico na vida da pintora.

Esta exposição que mostra uma série de fotografias que pertenciam ao acervo pessoal da artista, na sua maioria desconhecidas, divide-se em seis núcleos: Os Pais: Guillermo e Matilde; A Casa Azul; O Corpo Acidentado; Os Amores de Frida; A Fotografia e a Luta Política. Não se pretende apresentar uma cronologia da vida e obra de Frida Kahlo, mas antes, mostrar pedaços da sua história pessoal e da sua intimidade, de um país e de uma época, permitindo também descobrir novas facetas de uma das personalidades mais complexas e enigmáticas do século XX.

O valor das imagens como testemunho histórico é inegável, mas também o é pela presença de olhares de outros fotógrafos de renome que a fotografaram e se podem encontrar nesta exposição: Man Ray, Martin Munkácsi, Fritz Henle, Adward Weston, Brassai, Tina Modotti, Pierre Verger, Lola y Manuel Álvarez, entre outros.

[…] Sobre a fotografia Frida escreveu: “Sabia que o campo de batalha do sofrimento se reflectia nos meus olhos. Desde então, comecei a encarar directamente a objectiva, sem pestanejar, sem sorrir, decidida a mostrar que seria uma excelente lutadora até ao final.” Este arquivo é produto da tenacidade de Frida que o guardou, trabalhou e dele desfrutou. Estão aqui as fotografias da artista e também muitas que guardou de Diego. O acervo reflecte de maneira clara os interesses que a pintora teve ao longo da sua vida atormentada: a família, o seu fascínio por Diego e outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta politica e a arte, os índios e o passado pré-hispânico, tudo marcado pela sua grande paixão pelo México e pelos mexicanos.

Pablo Ortiz Monasterio



Sobre Frida Kahlo
Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón nasceu no dia 6 de Julho de 1907 na Cidade do México. Aos 6 anos contrai poliomielite. A lesão na perna que daí adveio não a impede, no entanto, de realizar os seus estudos na Escola Nacional Preparatória.

Aos 18 anos sofre um grave acidente, quando um eléctrico embate no autocarro onde viajava, que lhe causa lesões na coluna vertebral. Obrigada a ficar imóvel durante os primeiros meses de recuperação, Frida começa a pintar.

Assim conhece Diego Rivera, com quem se casa em 1929. As infidelidades de Diego levam o casal ao divórcio em 1939. A separação dura apenas um ano e, no final de 1940, voltam a casar-se. Como fiel activista de esquerda, Frida é membro do Partido Comunista Mexicano. É também professora na Escola Nacional de Pintura e Escultura La Esmeralda, onde forma um grupo de jovens pintores conhecidos como Los Fridos.

A saúde de Frida, sempre frágil, piora e em 1954, no dia 13 de Julho, Frida Kahlo morre na Casa Azul, numa altura em que o Instituto Nacional de Belas Artes lhe preparava uma homenagem nacional através da mostra retrospectiva da sua obra que se encontra distribuída por inúmeras colecções no México, Europa e Estados Unidos.

Sobre a Casa da América Latina
A Casa da América Latina foi criada em 1998 com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os Países latino-americanos. É uma associação sem fins lucrativos e de direito privado, constituída pelo Município de Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelas Embaixadas dos Países Latino-Americanos e por um conjunto de empresas.


www.casamericalatina.pt
www.casadamericalatina.wordpress.com


Pavilhão Preto
Campo Grande, nº 245

HORÁRIO 3ª – DOM 10H-13H/14H-18H
À sexta-feira, encerra às 22h. Encerra feriados.
Encerra às segundas e aos feriados

Tel. (+351) 217 513 200

Entrada – €3
.

Sem comentários: