quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Estacionamento à larga no largo.







Exmo. Senhor Presidente da CML


Voltamos a reclamar de Vossa Excelência uma atenção especial ao paupérrimo estado em que continua a estar o espaço público em Lisboa, bem como à necessidade de corrigir este estado de coisas, sendo que o presente se refere a um "largo" desperdiçado em pleno coração da freguesia histórica da Sé.

A nosso ver, trata-se de um interessantíssimo espaço urbano, esquecido entre a Igreja de Santo António e a Sé, que deveria ter uma utilização bem mais justa do que servir simplesmente para arrumo de automóveis particulares, sob o lema de "quanto mais carros, melhor", e com a "ajuda" diária de "arrumadores".

Este espaço, se for devidamente arborizado e pavimentado, se voltar a ter bancos de jardim, talvez um quiosque de bebidas; poderia ser rapidamente transformado num espaço verdadeiramente público - e assim servir TODOS os cidadãos e não apenas quem quer estacionar o automóvel.

Infelizmente, muitos outros espaços de Lisboa sofrem do que agora expomos. Exemplos: Largo do Correio-Mor, Largo dos Loios, Largo do Menino Deus, Largo Rodrigo de Freitas, Largo do Limoeiro, Largo do Caldas; todos ocupados pelo estacionamento ... apesar de entretanto já terem sido inaugurados dois parques de estacionamento público, nas Portas do Sol e no Chão do Loureiro.

Daí questionarmos as razões que fazem com que a CML invista milhões de euros do erário público em parques de estacionamento quando depois o espaço público em redor se mantém inalterado, exactamente com o mesmo excesso de lugares de estacionamento à superfície! Não será isso, para além de um claro desperdício de dinheiros públicos, uma assinalável falta de consideração pelos direitos dos peões?

É com certeza uma falta de respeito pelos espaços históricos da capital.

Fazemos daqui um renovado apelo à CML para que reveja urgentemente a situação inaceitável em que ainda se encontram estes largos históricos no pós-inauguração dos parques das portas do Sol e do Chão do Loureiro.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Fernando Jorge, António Branco Almeida e Bernardo Ferreira de Carvalho


--
http://cidadanialx.blogspot.com
http://cidadanialx.tripod.com





Sem comentários: