domingo, 25 de setembro de 2011

Re-Food.







Re-food é um projecto sem fins lucrativos, criado para servir como um instrumento para redireccionar reifeições (sobras) para pessoas que passam fome.
Descrição da empresa O projecto Re-food, nesta fase inicial, está a transitar de uma simples ideia para um projecto funcional. Em breve, este será incorporado como uma organização sem fins lucrativos.
Descrição História: Este projecto começou por desenvolver-se em Lisboa, em 2010, pensando que o maior desafio será lutar para mudar as atitudes daqueles que estão encarregues da indústria da alimentação e na área da política – antes de fazer chegar as refeições que sobram nas mãos de pessoas que passam fome. Apenas no início de 2011 percebemos que este trabalho já tinha um caminho trilhado por António Costa... Pereria (ver página do Facebook: Acabar com o Desperdício Alimentar) – quem, mais ou menos sozinho, estava capaz de mudar o status quo para uma nova, positiva e receptiva atitude (ver www.direitoalimentacao.org).

Actual: Re-food pretende seguir esse caminho, essa causa, oferecendo uma estratégia de implementação, ao mesmo tempo, local e global. Pensámos que a solução mais eficaz seria a recepção e entrega de refeições dentro da mesma área local, com voluntários organizados e equipados (com bicicletas). O programa Piloto está a ser implementado na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no coração de Lisboa, nos primeiros meses de 2011 – e vai, em breve, para as outras freguesias vizinhas.

Visão: A visão global consiste em, simplismente, replicar o mesmo sistema em todos os bairros de Lisboa, depois em todas as cidades, e por fim, em todo e qualquer lado onde haja pessoas dispostas a implementar este sistema. E, para tal, estará disponível uma secção “saber-como” para quem quiser implantar a causa re-food no seu próprio local.

Status: Re-food é um projecto sem fins lucrativos, criado para servir como um instrumento para redireccionar refeições (sobras) para pessoas que passam fome. Re-food não está a procura de donativos em dinheiro, mas é necessario voluntários e materiais – caso esteja interessado, por favor, não hesite em contactar-nos.

Quem Pode Ajudar: Como o projecto será organizado a nível local, os vários elementos deste serão convidados a participar, não só os restaurantes e outras fontes de ‘sobras’, mas sim todos que têm vontade de participar, conforme as suas condições. As igrejas e outras entidades de solidariedade social podem ajudar a identificar aqueles que necessitam de comida; As pessoas e organizações (escuteiros?) com vontade e possibilidade de doar um bocadinho do seu tempo podem juntar-se a equipa de recolha (por bicicleta) ou a equipa de entrega (a pé); As empresas que querem dar apoio material podem ajudar como quiserem, no entanto vamos precisar de bicicletas, cestos, fatos de protecção de chuva,“tuperware”, impressões para publicidade, etc.

Para o projecto avançar, os elementos de todos os sectores da comunidade têm que ser envolvidos.

Re-food é um projecto sem fins lucrativos, criado para servir como um instrumento para redireccionar refeições (sobras) para pessoas que passam fome. Re-food não está a procura de donativos em dinheiro, mas é necessario voluntários e materiais – caso esteja interessado, por favor, não hesite em contactar-nos.
Missão A missão do projecto re-food é diminuir a fome no ambiente urbano ao redirgir refeições (sobras) directamente às pessoas que passam fome mais próximas das fontes de doações.

Como: O projecto pretende assegurar a distribuição imediata da comida que sobra das fontes de refeiçoes, àqueles que mais necessitam e que encontram-se junto destas. Assim é possivel criar uma “Ponte humana” que liga quem tem uma “sobra diária” com quem tem uma “necessidade diaria”.

Esta é a função primária da equipa re-food, receber e entregar reifeições, a pé e por bicicleta, cada dia.

Produtos O projecto Re-food não tem produtos, per se, mas a nossa intenção é produzir efeitos positivos em todos que, de alguma forma, participa desta acção solidária. Vamos, também, produzir uma base de “saber-como” para partilhar com todos que querem expandir o projecto no seu local.
E-mail refood1nsdef@gmail.com
Telefone (351) 918 075 564

Sem comentários: